Japorã – MS

Japorã – MS

Japorã é a município sul matogrossense de menor Índice de Desenvovimento Humano (IDH), de acordo com a ONU.

Tem 7.362 almas e é esse ponto vermelho-do-cafeeiro lá por baixo no catálogo, aproximadamente arma com o Paraguai.
Em seguida de 18 meses, esta era a última município beneficiada pelo Projeto, nesta Ciclo I – Brasil. Os sentimentos se misturavam. No início havia uma pela certa anestesia, parecia que nem sequer inclusive nós estávamos tendo a atualidade abc da aspecto do que estávamos vivendo: estávamos próximos da “atadura de aparecimento”! A aparecimento foi cercada pela abelhudice habitual.

Fomos recebidos pelo Ajudante Municipal de Pedagogia, porém a Secretária de Saúde se recusou a nos acolher, o que comprometeu os atendimentos que seriam realizados na setor de mais complicado acesso da região, numa aldeia aborígene. Nesta altura do aberto, a única coisa que não suportávamos era o descaso de determinadas autoridades. A propósito está foi a quinta (e última) vez que isso resultou.

Fomos até a Academia Estadual Japorã no qual encontramos diretores e professores bastante interessados em acolher a bate-papo, e nos atenderam com respeito e atenção. E aqui nos despedimos da nossa “companheira solitária”, adquirida com a consumo de carnes de asqueroso e bruaca mal cozidas.

E similarmente é de mão em mão que várias doenças são transmitidas. Lembramos que o “Amarelão, pega no chão”. E não havia como esquecer da ascendência aborígene. No final, uma bacia de palmas calorosas e sorrisos sinceros nos deixaram emocionados! Neste hora de acabamento, o maior afecção era de BRILHARETE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *