ETA

Estação de Tratamento de Água – ETA

Para certificar-se a uma grande município um entrega de água com ótima qualidade, a água é submetida a um tratamento que envolve uma série de etapas.

Processos de biombo usados na ETA:

1. Aeração

Processamento de tratamento pelo qual a setor de contato entre a água e o ar é aumentada, de modo a favorecer o intercâmbio ou troca de gases e substâncias voláteis entre a água e o ar.

2. Coalhadura

A coalhadura possui por propósito modificar as impurezas que se encontram em suspensões finas, em estado coloidal, e algumas que se encontram dissolvidas em partículas que possam ser removidas pela decantação ou flotação e coação.

3. Floculação

Processamento que acontece logo após ou simultâneamente com a coalhadura e cuja qualidade necessário é a formação de aglomerados gelatinosos chamados flocos, resultantes da reação entre o produto químico coagulante e as impurezas da água.

4. Decantação ou Flotação

A decantação é o processamento pelo qual se verifica a saída dos flocos pela atuação da peso.

Na flotação, por injeção de ar, os flocos, em vez de sendimentarem, vão a superfície no qual são recolhidos.

5. Coação

A coação da água consiste em fazê-la mudar a partir de materiais porosos capazes de reter ou dispensar impurezas.

Em maior parte os constituintes dos filtros são: seixos, cálculo e hulha antracitoso.

6. Tratamento por contato

É o tipo de tratamento em que a ETA não precisa das unidades de floculação e decantação, sendo que depois de coagulada a água é encaminhada de modo direto aos filtros para acúmulo das impurezas.

7. Enferrujamento

Processos físicos ou químicos que autenticam moderar quantidades excessivas de generalidades inconvenientes na água.

Esse processamento usado de coação é bastante empregado para controle dos teores de ferro e manganês na água.

Processos de biombo e / ou lavatório (nas casas):

Características físico-químicas da água:

Várias qualidades das águas consideradas inconvenientes, são capazes de ser removidas pelo utilização de produtos químicos, cuja atuação se faz sentir de muitas postura.

Alguns produtos são usados para comportar-se entre si, ou comportar-se com a água e com compostos existentes na água a ser fraude, formando um novo produto capaz de produzir a retirada noiva.

Todas as aplicações de produtos químicos em uma época de tratamento são precedidas de testes laboratoriais ao menos diários que determinam as dosagens a serem aplicadas no volume de água que chega à ETA.

Um dos testes mais usados é o conhecido por treinamento dos jarros (Jar Test), que determina a porção excelente do intermediário coagulante. Cada um destes testes possibilita a aplicação de seis dosagens distintos, sendo que destas é escolhida a que clarifica melhor a água. Estação de tratamento de água BH

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *