Cirurgia Plástica nos Seios: principais perguntas e respostas sobre aumento da mama

Ao pesquisar sobre procedimentos cirúrgicos na mama, muitas mulheres se deparam com diversos questionamentos. Listamos as principais dúvidas para que você consiga entender melhor como é realizada a cirurgia plástica nos seios.

Após a cirurgia vou perde a sensibilidade no local?

Podem ocorrer algumas alterações sensoriais após o aumento da mama, principalmente se o implante for muito grande e colocado abaixo do músculo.

Foto: Reprodução Getty Imagens

Na maioria das vezes, a sensibilidade retorna em algumas semanas, portanto, deve-se esperar de 3 a 6 meses para que a sensação retorne completamente, mas é aceitável ter alguma perda de sensibilidade nos seios com a realização da cirurgia para aumento, a proporção de perda sensorial decorrente do aumento da mama é de 5 a 10%, com a incisão na prega Inframamária  a proporção de perda da sensação mamilar é menor.

Por que muitos cirurgiões recomendam implantes de silicone por baixo do músculo?

Existem diversas evidências científicas na literatura médica para comprovar que um implante mamário é mais natural e melhor posicionado se colocado abaixo do músculo.

Foto: Reprodução Getty Imagens

O implante inserido atrás do músculo não atrapalha e não obscurece no momento da realização de mamografia. E há comprovações que a prótese inserida por baixo da musculatura permanece mais macia se comparada às inseridas na frente da musculatura.

Acho que meu implante rompeu, o que devo fazer?

A substituição de implantes que romperam não é situação de cirurgia de emergência, mas deve ser realizado o mais rápido possível a partir do diagnóstico médico.

Foto: Reprodução Getty Imagens

Com o tempo, os implantes de silicone que se rompem tendem a vazar e podem causar tecidos cicatriciais que formam uma interação ao redor do implante. O procedimento requer a remoção dos implantes e também do tecido cicatricial que contorna o implante. Na maioria dos casos o paciente precisa utilizar um dreno ao substituir o implante.

A recuperação é breve, cerca de uma semana o paciente já consegue realizar algumas atividades sociais. Em caso de duvida sobre o rompimento da prótese é aconselhável consultar um cirurgião para obter um prognóstico adequado.

Posso amamentar após colocar silicone nos seios?

Muitas mulheres com implantes mamários conseguem amamentar com sucesso seus bebês. Estudos atuais indicam que mulheres com implantes mamários, gel ou soro fisiológico, não apresentam níveis de silicone no leite materno.

Foto: Reprodução Getty Imagens

Os implantes mamários podem, no entanto, interferir na capacidade de algumas mulheres amamentarem principalmente  em  incisões  periareolar que são mais prováveis de afetar a capacidade de amamentação.

Em algumas mulheres podem ocorrer casos de mastite, inflamação nos ductos mamários, durante esse período e também pode ocorrer contratura capsular. O seu médico pode receitar antibióticos caso haja a ocorrência de alguns desses sintomas para que minimize o grau do problema.

Você deve sempre relatar sinais de inflamação ao seu médico, pois somente ele saberá qual a melhor medicação para ser prescrita e qual remédio não interferirá no aleitamento.

Fonte: SBCP http://www2.cirurgiaplastica.org.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial