Como Escolher a Proteção Solar Certa

Passe muito tempo ao sol e é provável que você sofra danos causados ​​pelo sol, como rugas e manchas da idade. A proteção certa pode manter essas manchas sob controle e proteger-se contra o câncer de pele. Pode até ajudar a curar a pele se você já estiver queimado pelo sol.

Encontre um dermatologista em BH

Mas caminhe por qualquer corredor de farmácia e você verá muitos produtos diferentes de proteção solar. Como você sabe qual é a melhor maneira de salvar sua pele?

Principais dicas de segurança solar

Existem algumas regras básicas a seguir para manter a pele saudável e protegida dos raios solares:

  • Use um filtro solar de amplo espectro que proteja contra os raios UVA e UVB todos os dias do ano. Ele deve ter um SPF de pelo menos 30. Aplicar generosamente. Uma quantidade de copo deve ser aplicada em cada área do corpo (rosto, pescoço, peito, etc.).
  • Limite seu tempo ao sol entre 10h e 16h, quando os raios UVB forem mais fortes.
  • Reaplicar protetor solar pelo menos a cada 80 minutos e mais frequentemente se você estiver nadando ou suando muito.
  • Use um chapéu de aba larga, óculos de sol de amplo espectro que bloqueiam os raios UVA e UVB e roupas para cobrir a pele exposta ao sol.

Tudo sobre protetor solar

Existem diferentes tipos de protetores solares com diferentes ingredientes e níveis de proteção. Saiba que realmente não há escolhas erradas. Os dermatologistas costumam dizer que o melhor filtro solar é aquele que você realmente usará.

  • Amplo espectro: significa que um produto ajuda a filtrar dois tipos de luz solar: o UVA, que causa danos como linhas finas e rugas e pode levar ao câncer de pele, e o UVB, que causa queimaduras e também pode levar ao câncer de pele. Este termo deve constar no rótulo de qualquer filtro solar que você usar.
  • Resistente à água: Os protetores solares com esta afirmação no rótulo continuarão funcionando por 40 a 80 minutos depois que você se molhar. Cada produto tem seu próprio nível de resistência à água, portanto, leia os rótulos e siga as instruções para quantas vezes se inscrever novamente.
  • SPF: Esta é uma medida de quão bem o produto filtra os raios UVB. Quanto maior o SPF, mais proteção ele geralmente oferece contra queimaduras solares. Não importa qual SPF você usa, você deve aplicar mais pelo menos a cada 2 horas.
  • Toalhetes, pós e sprays: O FDA ainda não decidiu se toalhetes, pós, lavagens corporais e xampus com filtro solar são eficazes, portanto, loções, cremes e pomadas tradicionais podem ser uma aposta melhor por enquanto. Quanto aos sprays, alguns cientistas pensam que, se você respirar enquanto pulveriza, pode ser arriscado. O FDA também está investigando essa questão. Mas você não precisa borrifá-los no rosto para usá-los. Tente pulverizar esses produtos em suas mãos primeiro e depois limpe-os no rosto e no corpo para garantir que você esteja usando o suficiente. 
  • Ingredientes de filtro solar: Existem 17 ingredientes ativos que o FDA aprovou para uso em filtros solares. Ao longo dos anos, alguns grupos levantam questões sobre a segurança de alguns ingredientes comuns, como a oxibenzona. Mas a Academia Americana de Dermatologia diz que a prevenção de queimaduras solares e câncer de pele supera quaisquer preocupações não comprovadas sobre esses riscos à saúde. A Fundação para o Câncer de Pele também afirma que os ingredientes são seguros e eficazes quando você os utiliza conforme as instruções.
  • Quem deve usá-lo: todos com mais de 6 meses de idade. Sombra e roupas são as melhores maneiras de proteger os bebês mais jovens que o sol.
  • O filtro solar expira: procure uma data de validade nas garrafas que você compra. Se eles não tiverem um, marque o mês e o ano da compra e jogue-o após 3 anos. O FDA exige que todos os protetores solares funcionem por pelo menos esse tempo.

Outras maneiras de proteger sua pele

  • Sombra: Os raios UVB podem ricochetear na areia, na água e no concreto ao seu redor, portanto, sentar-se sob um guarda-chuva ou árvore não oferece proteção total contra o sol. Quanto maior o guarda-chuva ou mais densas as folhas da árvore, melhor. Não confie na sombra para protegê-lo totalmente.
  • Chapéus: chapéus com abas de pelo menos 10 cm de largura, ao redor, ajudarão a proteger seu nariz, bochechas e pescoço, igual a cerca de um FPS de 5. Eles também ajudam a proteger seu couro cabeludo.
  • Vestuário: Nossas roupas costumam ser a melhor proteção solar. E quanto mais pele você cobrir, melhor. Os tecidos bem tecidos, como sarja, jeans ou elastano, filtram mais raios UV do que os tecidos “abertos”, como o linho. Roupas mais escuras também bloqueiam mais raios do que as mais leves. Quando você ficar ao sol por um longo tempo, considere investir em roupas com UPF (fator de proteção ultravioleta) que indica exatamente o quão bem ele pode protegê-lo. Uma camiseta branca fina, por exemplo, tem um UPF de cerca de 5, enquanto uma “camisa de sol” spandex ou protetor de erupção cutânea feito especialmente para uso ativo ao ar livre pode ter um UPF de 50 ou mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial