Dificuldade para respira apos rinoplastia

Respirar mal é o preço de ter um nariz bonito. Essa foi uma frase dita e repetida por muitos anos e que até hoje assusta muitas pessoas que deseja fazer uma rinoplastia. Então, como fica a respiração depois da cirurgia de nariz? Pode melhorar ou piorar? E ainda, no pós-operatório podem ocorrer dificuldades na respiração?

Parafraseando o famoso escritor português Fernando Pessoa: Respirar é preciso! Baseadas nisso, as técnicas cirúrgicas evoluíram, proporcionando uma melhor estruturação do nariz, tornando a respiração ainda melhor que antes, na maioria dos casos.

Cirurgia plástica é bom senso e, se algum procedimento puder encomodar qualquer função natural do corpo, deve ser evitado, principalmente uma função vital como respirar. Nesse sentido, a rinoplastia não tem apenas função visão possuindo também seu aspecto funcional. Ou seja, a cirurgia plástica de nariz também ajuda o paciente a respirar melhor. Como isso acontece? É o que você vai entender melhor agora.



Quando avaliamos um carro de alta tecnologia, ou principalmente um documentário sobre construção de aviões, sempre vem o tema aerodinâmica. Isso significa que a forma de uma determinada estrutura tem uma grande relevância para a resistência do ar.

O mesmo acontece com o nariz. Formas inapropriadas não são apenas esteticamente desagradáveis, mas também funcionalmente inferiores. Isso significa que uma melhora estética pode levar a uma melhora viável principalmente seguindo os princípios da rinoplastia estruturada.

Já está mais do que comprovado por meio de estudos de avaliação de fluxo aéreo nasal, que o desvio de septo e a hipertrofia de cornetos não são os únicos fatores que interferem a capacidade de respiração. Na verdade, estudos demonstram  que o papel dessas estruturas é secundário em relação a outros fatores que há alguns anos não eram levados em conta.

A chamada rinoplastia organizada age especialmente  reforçando essas estruturas, denominadas tecnicamente como válvulas nasais externa e interna.

Isso corresponde à pergunta: a rinoplastia pode ajudar pessoas com problemas respiratórios? Pode sim e não apenas quando corrige o desvio de septo e a hipertrofia de cornetos. Para saber mais, temos um texto exclusivamente sobre esse conteudo. que você pode ler clicando aqui. Dificuldades de respira,pode ter uma causa anatômica pós rinoplastia,Acesse Dr.Fernando

Embora a cirurgia costume melhorar a respiração, a dificuldade em respirar é algo completamente normal e esperado no período de restauração inicial da cirurgia. Os edemas internos no nariz são os causadores do problema, bem como os curativos internos (tampões) e externos.

Todas estas dificuldades se findam passados entre duas e seis semanas. Respeitando-se todas as orientações (e restrições) do pós-operatório, as dificuldades em respirar são raras e duram poucos dias. Porém, persistindo os problemas ou em dificuldades mais severas, deve-se procurar o médico o mais rapida possível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial