Especialidades odontológicas e suas funções

Você possui identidade com a setor de Ciências Biológicas e pensa que a odontologia pode ser uma ótima escolha para sua trajetória? Já é um início! Porém você sabia que há distintos caminhos dentro dessa atividade? São cerca de 20 especialidades reconhecidas pelo Sugestão Federal de Odontologia (CFO). Pretende saber quais são? Confira agora mesmo:


Intervenção e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial
Possui como propósito o reconhecimento e o tratamento das doenças, traumatismos, lesões e anomalias desenvolvidas no aparelho mastigatório e nas estruturas craniofaciais associadas. O profissional especializado nessa setor pode realizar implantes, enxertos, transplantes, biópsias, cirurgias, entre outros.


Dentista


Estuda e aplica procedimentos educativos, preventivos, operatórios e terapêuticos para conservar e devolver ao dente sua honra ligado e plástica. O profissional em Dentística Restauradora, por exemplo, pode realizar reconhecimento e palpite das doenças dentárias, procedimentos estéticos, educativos e preventivos, tratamento da massa dentária para devolver sua vida, restauração de dentes que sofreram lesões, além de proporcionar coroas individuais e restaurações metálicas fundidas.


Problema Temporomandibular e Dor Orofacial
Essa é a caráter que oferece competências para que o profissional compreenda melhor o reconhecimento e tratamento de dores e desordens do aparelho mastigatório, região orofacial e outras estruturas relacionadas.

Acesse Aqui: Saiba Mais: Atualmente a odontologia aliou a seus tratamentos, além da função de tratar os problemas 


Endodontia


Com o intuito de alimentar o dente por meio da prevenção, o endodontista pode realizar o reconhecimento, palpite, tratamento e controle das modificações da massa e dos tecidos (gengiva). Com isto, ele está talhado a corporificar procedimentos que promovam a vida da massa dentária, cirurgias no fazenda e na oco pulpares, tratamento dos traumatismos dentários, de canal, entre outros.


Estomatologia


O dentista que se especializa em Estomatologia pode descrever e alimentar as doenças da boca e de suas estruturas, as manifestações bucais de doenças sistêmicas, bem como corporificar a prevenção dessas doenças, que são capazes de por acaso estorvar no tratamento odontológico.


Radiologia Odontológica e Imaginologia


O profissional nessa setor obtém e interpreta exames de imagem como a radiologia assente, digitalizada, tomografia assente e computadorizada, eco magnética, ultrassonografia, entre outros. Pode descrever, acompanhar e comprovar dados sobre a setor bucomaxilofacial e as estruturas anexas.


Implantodontia


O implantodontista é quem faz implantes de dentes, com o utilização de materiais destinados a apoiar próteses unitárias, parciais ou removíveis, bem como prótese totais, tanto na maxilar quanto no maxilar. Ele pode similarmente realizar reconhecimento das estruturas ósseas dos maxilares, de modificações das mucosas, entre outras competências que envolvem o guarida dos generalidades dentários.


Odontogeriatria


Concentra o pesquisa dos fenômenos consecutivos do envelhecimento, que são capazes de prejudicar a boca e suas estruturas associadas. O profissional promove também a saúde, o reconhecimento, a prevenção e o tratamento de enfermidades bucais e do sistema estomatognático ( conjunto de estruturas bucais que desenvolvem as utilidades ) do antigo.


Odontopediatria


O profissional foca sua atenção na pedagogia das crianças e seus responsáveis sobre a saúde bucal, fazendo reconhecimento, prevenção, tratamento e controle dos complicações da saúde bucal infantil. Ele similarmente pode incluir seus tratamentos com os de mais profissionais da setor da saúde, cuidando da consumição dentária, enfermidade periodontal, maloclusões, malformações congênitas, neoplasias, entre outras.


Odontologia Legal


O profissional especializado nessa setor ajuda a medicina legal e a criminalística, cuidando da avaliação craniofacial e dental de pessoas com o intuito de identificar indivíduos e elucidar casos.


Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais


Possui por propósito o reconhecimento, a persistência, o tratamento e o controle dos complicações de saúde bucal dos pacientes que apresentam dificuldade no seu sistema biológico e / ou dos fenômenos mentais e / ou comunitário. Similarmente age dentro de uma estrutura interdisciplinar com mais profissionais de saúde e áreas correlatas.


Odontologia do Trabalho


Lente a procura regular da compatibilidade entre a exercício trabalhista e a persistência da saúde bucal do agente.


Ortodontia


Encarregado pelo reposicionamento certo dos dentes e ossos maxilares. Dessa maneira, cabe a ele proteger-se, conferir e aconselhar sobre o aparelho mastigatório, corrigindo as estruturas faciais, com atenção à conjugação da rosto e da setor maxilomandibular.


Ortopedia Ligado dos Maxilares


É a caráter que trata da má oclusão por recursos terapêuticos que utilizem estímulos funcionais da rosto, como os aparelhos removíveis. Este profissional pode alimentar apneia, bruxismo, complicações bucais ou na setor maxilomandibular que ocasionam dores na rosto e na cabeça, por exemplo.


Análise da causa e sintoma da doença Bucal


O profissional nessa setor faz o pesquisa laboratorial das modificações da oco bucal e estruturas da rosto, visando ao reconhecimento final e ao palpite dessas modificações. Ele também pode corporificar exames laboratoriais microscópicos, bioquímicos e mais, bem como traduzir seus resultados.


Periodontia


O periodontista estuda, diagnostica, previne e trata as doenças gengivais e periodontais, visando à melhoria e ao melhoria de tudo o que efetua guarida aos dentes. É ele quem pode alimentar a padrão bacteriana, gengivite e periodontite e corporificar vários procedimentos, como os implantes e enxertos ósseos.


Prótese Bucomaxilofacial


O dentista especializado nesse tipo de prótese pode realizar a recuperação anatômica, ligado e plástica da rosto nas regiões do maxilar e da maxilar, em ofício de complicações ocasionados por cirurgias, traumatismos ou malformações congênitas, ou consecutivos de distúrbios do progresso.


Prótese Dentária


O protético dentário restabelece as utilidades faciais da setor bucal, visando oferecer conforto, plástica e saúde pela recolocação dos dentes destruídos ou perdidos e dos tecidos. Ele pode corporificar estes tratamentos a partir de próteses fixas, removíveis e próteses sobre implantes.


Saúde Coletiva


O profissional em saúde bucal coletiva é encarregado por avaliação, disposição, planejamento, energia e análise de serviços, esboços ou programas de saúde bucal dirigidos a categorias populacionais, dando alarde aos aspectos preventivos.


Correto, não é mesmo?

É uma atividade bem diversificada e você pode distinguir seu percurso já ao longo a meia-tinta, bem como agrupar mais pesquisas e estágios ao longo o curso. Quer dizer, fique por dentro similarmente do curso de Odontologia da Unileste e já comece a permitir os primeiros passos em direção ao seu futuridade esperançoso!

FONTE: https://www.r7.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial