Especialista em estomatologia

O trabalho do profissional de odontologia vai além dos casos clínicos atendidos em consultório. De acordo com a mestra Karine Piñera, além da parte plástica o dentista é responsável pela saúde da boca e pode praticar em muitas áreas.


A odontologia arranja de uma ampla setor de desempenho que não se concentra somente à trajetória de curgião-dentista. Dados do Sugestão Federal de Odontologia (CFO) reconhecem mais de 23 especialidades. Nos dias atuais, o cirurgião-dentista está mais talhado à prevenção, não obstante, por meio da interferência dos ministérios da Saúde e da Pedagogia, houve maior valorização do baluarte da saúde coletiva.

Saiba MAIS: O profissional estomatologista é responsável pela prevenção


O cirurgião-dentista é único profissional da saúde com entendimento científico talhado a alimentar as modificações do sistema estomatognático e estruturas anexas como modificações congênitas ou adquiridas conta a mestra Karine. “ Por isso, engana-se quem pensa que odontologia se resume ao atendimento cirurgião, uma vez que age em muitas áreas, como por exemplo, a odontologia hospitalar, a caráter de análise da causa e sintoma da doença bucal e de estomatologia, odontologia do esporte, entre outras, que são áreas que saem do habitual ”.


Áreas de desempenho em odontologia


As indivíduos costumam focalizar nessa discórdia de que a odontologia é somente o dente, na parte plástica, no momento em que na verdade, outras áreas similarmente se destacam. “ Eu costumo expressar para os meus alunos que o que pouco possuimos na boca é dente, possuimos a linguarão, a mucosa, o massa magra, a glândula salivares mais baixos e as maiores, possuimos a altercação temporomandibular, possuimos lesões formadas pelo cigarro, lesões por câncer de boca, tumores, entre outras, dessa forma, vai bastante além que parte da indivíduos possui entendimento ”, explica Karine.


Um datado fundamental está ligado ao envelhecimento, que representa 70% da indivíduos brasileira e com isto, é comum que doenças crônicas façam parte da cotidiano. Por isso, o profissional de odontologia precisa reparar cada paciente de maneira sui generis e observar a partir de a enfermidade ao histórico, pontua a mestra Karine.

“Os remédios e o acesso a saúde faz com que as indivíduos convivam com essas doenças e uma vez que o paciente possui um tipo de enfermidade sistêmica, ou faz utilização de qualquer medicamento, interfere de modo direto na saúde bucal dele.

Dessa forma, o dentista precisa estar hábil para labutar não apenas com o dente, com o técnica odontológico, porém similarmente, com a requisito sistêmica que o paciente apresenta. Por exemplo, ao alimentar um paciente que tirou uma intervenção de câncer, tirou radioterapia, quimioterapia, agora está excelente e sadio, porém possui este histórico no prontuário dele, não será capaz de corporificar os mesmos tipos de procedimentos que faria em um outro paciente ”.


Profissional em reconhecimento, para a mestra Karine, esta é uma setor bem abrangente por avaliar a saúde como um todo. “ Eu adjunto bastante nessa setor do reconhecimento, na odontologia hospitalar, nessa setor de trabalho no qual o dentista é bastante melhor do que um fazedor de sorrisos, é um fazedor de saúde por meio do satisfação ”, destaca.


Além desta, Karine, também trabalha com a análise da causa e sintoma da doença bucal, a estomatologia, a radiologia conhecida por imaginologia, que contém não apenas o descarga elétrica x, porém similarmente a tomografia, eco, o ultrassom e por fim a odontologia hospitalar. “As indivíduos focam bastante na odontologia em correlação aos dentes.

Porém lidamos com casos em que possuimos pacientes com diabete, com câncer, com enfermidade autoimune, com pressão alta, com doenças cardíacas e estes pacientes possui situações bucais específicas, são distintos dos pacientes que são saudáveis”, contextualiza.


Quanto aos procedimentos estéticos, bastante em alta no hora, a mestra ressalta a valia da atenção à saúde. “ Eu acredito que é necessário ter imobilidade nas escolhas e que constantemente venham juntamente com a saúde, não adianta nada você realizar um técnica seja ele qual for para ficar com a rosto mais bonita, mais acordeão, se vai seguir com consumição, não faz intuito a plástica dissociada da saúde, por isso eu adjunto na atenção e no bom sensatez, constantemente com a saúde em primeiro lugar ”.

FONTE: https://www.r7.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial