GUIA COMPLETO DE CUIDADOS COM TODOS OS TIPOS DE APARELHO

Você sabe como cuidar do seu aparelho ortodôntico? Este apetrecho bucal, que auxilia no fileira dos dentes e da arcada dentária, além de ter o modelo permanente (que todo mundo conhece), similarmente conta com outras duas versões, levadiço e impercebível e para cada uma delas, há uma cotidiano de afazeres sui generis que necessita ser seguida à risca para garantir a saúde e bem-estar do seu satisfação. Pensando nessa história, o Sorrisologia convidou o ortodontista Eloir Wandelli, do Rio de Janeiro, que listou todas as responsabilidades que precisamos ter com os distintos tipos de aparelhos.


APARELHOS MÓVEIS: NÃO PENSE QUE SÃO MENOS DIFÍCEIS DE CUIDAR!


Principais afazeres:A maior parte dos modelos de aparelho levadiço pode ser removido para o paciente surrar os dentes, utilizar o cordão dental ou realizar qualquer alimentação. Essa flexibilidade, ainda que seja mais agasalhado, acaba se tornando um dificuldade, já que, por este razão, os aparelhos acabam sendo perdidos. Para evitar essa situação, o profissional indica uma saída: “É fundamental transportar constantemente a caixa do aparelho levadiço com você para guardá-lo toda vez que não estiver sendo utilizado. Para mais proteção, de modo algum deixe a caixa sobre a alimentação ou balcão – coloque-a constantemente de imediato em sua mochila, pecúlio ou bolso ”, atentou.


O que não precisa realizar:Eloir atenta que não se precisa realizar qualquer tipo de alimentação usando o aparelho: “ Há uma grande momento do instrumento arrebentar e melindrar a sua boca ”. Além disso, similarmente é ruim realizar a higiene bucal com o aparelho, uma vez que os dentes não serão bem escovados.


Aprenda a realizar a higiene do aparelho:O profissional explica que é bastante possível apurar este tipo de aparelho: basta utilizar água e descompostura objetivo ou carteira de dentes, se desejar. Se quiser ressaltar a higienização, o dentista também efetua uma orientação preciosa: “ Basta imergi-lo em meio taça de enxaguante bucal com características bactericidas”. Em seguida é apenas secar com uma toalha aberta ou papel toalha e armazenar na gorjeta, que similarmente precisa estar bastante bem higienizada.


APARELHOS FIXOS DE SAFIRA, TRANSPARENTES: É FUNDAMENTAL TEIMAR NA HIGIENIZAÇÃO!

Saiba Mais: Conheça as diferentes aplicações do vapor


Principais afazeres: Para os modelos fixos, é bom ter atenção em diversos aspectos, porém especialmente cuidar muito da higiene e persistência. O profissional indica: “ Preservar os dentes, ferrinhos e braquetes limpos – dessa maneira conseguimos evitar o concentração de padrão bacteriana e a formação de cáries; e constantemente ir às consultas para colocar a preservação do aparelho em dia ”. Com este gesticulação conseguimos ter um tratamento bastante mais acelerado e com um resultado também melhor!


O que não precisa realizar:O dentista atento que é fundamental evitar alimentos duros como pipocas, azeitonas, castanhas, cenoura crua, dinheiro na espiga e torresmos. “Eles são capazes de deteriorar o aparelho, amassando o cordão ou descolando os braquetes. Similarmente é sugerido não pesar gelo ou balas duras”. A quebra do aparelho além de ser uma situação chata, similarmente significa a tardada do tratamento ortodôntico.


Aprenda a realizar a higiene do aparelho:Eloir afirma que a higiene precisa ser feita em até cinco minutos depois de qualquer alimentação, até mesmo depois de lanchinhos. Para este etiqueta, é fundamental advertir de algumas orientações essenciais: “ Realizar bochecho antes de iniciar a escovadela para favorecer o retirada dos ossada de alimento presos nos ferrinhos; Não realizar pressão nem sequer desbaratar bastante na momento da escovadela para não dificultar os dentes ou as estruturas do aparelho ; Usar uma escova interdental para apurar entre os braquetes e o cordão ; Utilizar similarmente o passa cordão para favorecer o utilização do cordão dental; e terminar a higienização com um bochecho de 30 segundos”, esclareceu.


ALINHADORES INVISÍVEIS: BASTANTE PRÁTICOS, PORÉM NECESSITAM DE ATENÇÃO!


Principais afazeres: Ainda que seja o modelo afilhado dos pacientes por oferecer um resultado mais estético ao longo o utilização, o alinhador impercebível requer mais atenção, especialmente na momento do armazenamento. No momento em que não estiver usando, o dentista recomenda preservar o alinhador em seu capa para que fique sem riscos, evitando quebras, arranhões ou redução.

Similarmente é fundamental constantemente armazenar os modelos antigos. “Os alinhadores do estágio antepositivo funcionam como uma símbolo reservo de automóvel e precisam ser guardados. Em caso de redução dos alinhadores atuais, a orientação é voltar a utilizar os do estágio antepositivo ”, ressaltou.


O que não precisa realizar:É bom evitar colocar o aparelho em contato com altas temperaturas a fim de não deformar o seu modelo. “ Alimentar-se e ingerir uma coisa em temperaturas quentes pode adulterar a maneira do alinhador”, atentou. Além disso, não pode cair o mecanismo no enxaguante bucal ou escová-lo com cremes clareadores.


Aprenda a realizar a higiene do aparelho:Você necessita apurar o alinhador antes de cada colocação. A higiene precisa ser feita com uma escova de dentes macia com cabeça jovem ( para não esgatanhar o aparelho e atingir todos os cantinhos) e nata dental pouco abrasivo para não deixar os alinhadores opacos. Escove toda a parte externa e interna, dando muito atenção às concavidades.

Finalize o etiqueta enxaguando-o com água fria


Agora que você já sabe de todos os afazeres com cada tipo de aparelho, ficou mais fácil ingerir uma decisão, né? Mesmo dessa maneira, não deixe de aconselhar-se seu ortodontista para auxiliar a definir o melhor modelo para o seu satisfação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial