Instruções pós-operatórias para uma rinoplastia

Os cuidados pós-operatórios são muito importantes. A dor desnecessária e as complicações de infecção e inchaço podem ser minimizadas se as instruções forem seguidas cuidadosamente. Às vezes, os efeitos colaterais da cirurgia são mínimos, portanto, nem todas essas instruções podem se aplicar. O bom senso geralmente ditará o que você deve fazer. No entanto, em caso de dúvida, siga estas orientações ou ligue para nosso escritório a qualquer momento para esclarecimentos.

A cirurgia nasal é uma cirurgia comum que não só pode proporcionar um ótimo resultado cosmético, mas também pode melhorar a respiração nasal. O sucesso da cirurgia está nas mãos do paciente e também do cirurgião. O melhor cirurgião do mundo não obterá resultados satisfatórios se os pacientes não cuidarem adequadamente de si mesmos após a cirurgia. Para aproveitar todas as mudanças positivas associadas à cirurgia nasal, o paciente deve estar atento ao processo de recuperação.

Fonte de reprodução: Getty imagens

Imediatamente após a cirurgia

Um adulto deve ficar com você pelo menos nas primeiras 24 horas após a cirurgia. O descanso é absolutamente necessário. Você deve descansar com a cabeça elevada em uma poltrona reclinável ou com pelo menos 2 travesseiros por pelo menos a primeira semana após a cirurgia. Tente não dormir de lado, mas sim com a nuca apoiada no travesseiro. Alguns pacientes preferem um travesseiro do tipo avião para maior conforto. Também popular é o travesseiro comum chamado de “marido”. Esta é a almofada grande que tem extensões que vão por baixo dos braços e sustentam o paciente.

Tome os medicamentos prescritos para a dor antes de começar a sentir desconforto. É mais fácil prevenir a dor do que controlá-la. Restrinja suas atividades no dia da cirurgia e vários dias depois. Não é incomum levar de 10 a 14 dias para que você se sinta de volta ao normal e antes de poder retomar a atividade física.

  • Cuidado: Se você se sentar ou levantar repentinamente de uma posição deitada, você pode ficar tonto. Se você for deitado após a cirurgia, certifique-se de sentar por um minuto antes de se levantar. Levante-se lentamente para dar tempo para se equilibrar. Se sentir tonturas ao sentar-se ou de pé, deve deitar-se imediatamente para minimizar a possibilidade de desmaiar.
  • Tampão: um tampão nasal às vezes é colocado nas narinas, especialmente se a cirurgia também for para aliviar uma obstrução da respiração nasal. Este tampão é removido alguns dias após a cirurgia. Geralmente o vê dentro de alguns dias para ajudar na remoção da embalagem e para revisar as instruções.

Um pequeno curativo é colocado entre a parte inferior do nariz e o lábio superior. Isso é alterado quantas vezes forem necessárias durante o dia. Uma pequena quantidade de secreção é normal e esperada. Não deve ser da sua conta. A bandagem pode ser trocada uma ou uma dúzia de vezes. A incisão fracamente fechada permite que o sangue escape em vez de retornar ao tecido nasal. A maior parte dessa secreção cessa na noite da cirurgia ou na manhã seguinte. A almofada de gotejamento, colocada abaixo do nariz, pode normalmente ser descontinuada na manhã seguinte à operação. Uma pequena quantidade de soro rosa-avermelhado é esperada. Apenas enxugue.

Uma pequena tala de silicone é colocada sobre os dois terços superiores do nariz no final da rinoplastia. Essa tala atua como um protetor para o nariz recém-operado e ajuda a manter a posição dos ossos nasais recém-esculpidos. A tala é removida em uma semana. Não permita que molhe ou pode separar prematuramente. Após anestesia geral ou sedação IV, líquidos claros devem ser inicialmente ingeridos. Nos próximos dias, uma ingestão de alto teor calórico e alto teor de proteínas é muito importante. A alimentação deve ser ingerida regularmente. Você deve prevenir a desidratação tomando líquidos regularmente. Manter-se bem hidratado também evita náuseas e vômitos. Tente não perder uma única refeição. Você se sentirá melhor, terá mais força, menos desconforto e se curará mais rápido se continuar a comer. A diminuição da atividade pode causar prisão de ventre, portanto, você pode adicionar mais frutas crus à sua dieta e aumentar a ingestão de líquidos. Evite fazer força ao ir ao banheiro. Obter um laxante ou amaciante de fezes pode ser benéfico.

Fonte de reprodução: Getty imagens

A primeira semana após a cirurgia:

  • Gelo: Durante o dia e a noite da cirurgia, compressas frias são usadas continuamente sobre o nariz e os olhos para minimizar o inchaço e controlar os hematomas. As bolsas de gelo devem ser usadas nos primeiros 2 a 3 dias, tanto quanto possível. Uma boa maneira de fazer isso é triturar o gelo e colocá-lo em um saco zip. Enrole uma toalha fina ao redor da bolsa de gelo e coloque-a sobre o nariz e os olhos.
  • Inchaço: o inchaço ou inchaço das pálpebras é sempre mais pronunciado na segunda manhã após qualquer cirurgia plástica facial (ou seja, cirurgia na segunda-feira, a maior parte do inchaço na quarta-feira). Geralmente regride rapidamente nos próximos dias. Esta observação normal e esperada não é motivo de preocupação.
  • Hematomas: hematomas e descoloração ao redor dos olhos são extremamente variáveis. No entanto, a maioria dos pacientes apresenta um mínimo de preto e azul. O cumprimento cuidadoso das instruções de medicação pré-operatória recomendadas é imperativo. Alguns pacientes, apesar de tomarem todas as precauções, desenvolverão hematomas marcados nas pálpebras. Até mesmo esse hematoma geralmente é resolvido no final da primeira semana.
  • Congestão nasal: invariavelmente, ocorre congestão nasal durante a semana após a cirurgia. O edema externo (inchaço) é refletido internamente, mas o bloqueio leve vai melhorar de forma constante. A aplicação, duas vezes ao dia, de uma pequena quantidade de pomada prescrita logo no interior das narinas, atua lubrificando a área suturada cirurgicamente e evitando a formação de crostas.
  • Qualquer crosta que se formar pode ser removida com cuidado com um cotonete umedecido com peróxido. No entanto, é imperativo evitar manipulação extensiva nesta área. NÃO SOPRE O NARIZ. NÃO USE GOTAS DE NARIZ.
  • Descarga nasal: nos primeiros dias de pós-operatório, você pode esperar uma pequena quantidade de secreção nasal aquosa rosada. Normalmente, um lenço de papel tocado nas narinas é tudo o que é necessário. Ocasionalmente, a reaplicação de uma pequena bandagem de gaze sob as narinas pode ser mais conveniente. Qualquer gaze que apresente exibição contínua e persistente de sangue vermelho brilhante deve ser informada a mim.

O sangramento no terceiro, quarto ou quinto dia ocorre em menos de um por cento dos casos. Os primeiros socorros para uma ocorrência tão rara são os seguintes: Deite-se e eleve a cabeça. Coloque uma compressa fria no nariz. Se disponível, sature um pedaço de algodão com gotas para o nariz ou Visine e coloque-o na narina sangrando. Dor: o desconforto após a rinoplastia geralmente se limita aos primeiros dois ou três dias após o procedimento. Na maioria dos casos, é de natureza moderada. A dor intensa raramente é uma consequência da cirurgia plástica facial. A prescrição de analgésicos que você recebeu deve ser usada no primeiro dia após a cirurgia e, posteriormente, conforme necessário. Aparência nasal com gesso: durante a primeira semana, você pode notar que a ponta nasal está ligeiramente elevada. Este é um fator constante e temporário que acompanha todas as rinoplastias. A posição da ponta nasal neste momento tem pouca relação com o resultado final. A ponta cairá lentamente para sua nova posição inferior ao longo de vários dias ou semanas. A tala nasal será removida no final da primeira semana.

Exercício: O exercício deve ser limitado durante a primeira semana. Embora deambulação relaxada em relação à casa e às compras locais, jantares ou visitas sejam incentivados: qualquer levantamento, puxão ou esforço deve ser evitado, pois pode causar sangramento. Evite diluentes de sangue: Não use aspirina até depois da primeira semana. Consulte a folha mais fina do sangue. O álcool é um potente dilatador dos vasos sanguíneos e, no pós-operatório, pode causar inchaço da área cirúrgica e até sangramento. É melhor evitar o consumo de álcool por pelo menos uma semana após a cirurgia.

Os pontos serão removidos em 1 semana. Depois que todos os pontos forem removidos, a cicatriz ficará com uma cor rosa profundo. Haverá quantidades variáveis ​​de inchaço dentro e ao redor das próprias cicatrizes. Com o passar do tempo, o rosa ficará branco, a firmeza da cicatriz ficará mais suave e eles se tornarão menos perceptíveis. Cada indivíduo varia com relação à cicatrização, mas leva aproximadamente um ano para que essas mudanças ocorram na maioria das cicatrizes. A partir de 6 semanas após a cirurgia, a aplicação e massagem suave com vitamina E, manteiga de cacau ou Mederma podem causar cicatrizes mais macias e menos visíveis. As incisões podem ser cobertas com maquiagem 10 dias após a cirurgia. 

Fonte de reprodução: Getty imagens

Após a primeira semana

Aparência nasal: no momento da remoção da tala nasal, você terá a chance de ver o novo nariz. Parecerá bastante inchado, mas, na maioria dos casos, mesmo nessa condição de inchaço, a melhora pode ser apreciada. Não é um momento para avaliação crítica, pois, nas próximas semanas, o progresso diário muda em direção ao resultado final. Na maioria dos casos, a aparência em seis a oito semanas se aproxima da forma final. Muitos fatores determinam a rapidez ou lentidão com que o nariz assume a aparência final. O determinante mais influente é o tipo de pele. A pele mais espessa e oleosa certamente reterá o edema e o inchaço por mais tempo do que a pele mais seca e fina. Os indivíduos variam em potencial de cura. O nariz continuará a cicatrizar por um longo período de tempo, com mudanças sutis ocorrendo ao longo dos anos de cirurgia. Nosso objetivo é proporcionar um resultado de longo prazo que dure a vida inteira da pessoa.

Atividade: Durante a segunda semana não deve bater o nariz (cotovelos, portas, etc.). Embora os ossos estejam se curando firmemente no lugar, mesmo um leve golpe pode causar movimento. Evite qualquer situação em que exista potencial para trauma nasal. Os exercícios que aumentam a frequência cardíaca podem começar 14 dias após o início. O exercício durante a primeira semana após o levantamento pode causar sangramento. Durante a segunda semana após a cirurgia, aumentará o edema ou inchaço. Aos 14 dias, você pode começar uma caminhada rápida e com pesos leves. Aos 21 dias, você pode começar a correr e ficar mais pesado. Aos 30 dias, o exercício completo pode começar. Uma pergunta frequente é “… quando a atividade sexual pode ser retomada…” Como uma atividade moderadamente extenuante (gasto calórico), a atividade sexual pode ser retomada com segurança 12-14 dias após a cirurgia plástica facial.

Usando óculos: você não deve usar óculos por cerca de um mês. Se for necessário usar óculos, prender a ponte central dos óculos na testa permitirá a menor pressão possível sobre os ossos nasais. Exposição ao sol: É aconselhável não tomar sol por cerca de 60 dias. Uma queimadura de sol fará com que o nariz inche e retarde o resultado final. É permitido caminhar entre o sol e a sombra ou sentar-se com um chapéu. É sempre melhor aplicar um protetor solar de fator 25 à prova d’água no nariz se houver previsão de forte exposição ao sol. A pele nasal fica um pouco insensível após a rinoplastia. Isso pode ser apreciado tocando a pele que parecerá ligeiramente entorpecida. A sensação total sempre retorna em três meses; a ponta recupera a sensação completa por último. O conselho sobre a exposição ao sol também se aplica ao frio do inverno. É possível experimentar queimaduras de frio se exposto por longos períodos a climas abaixo de zero durante atividades como esqui. Tanto o sol quanto o frio do inverno são inimigos naturais da pele e prolongam o curso normal do pós-parto.

Pele: uma reação natural de todos os tipos de pele nasal a esta cirurgia é um aumento pronunciado da oleosidade nasal. Mesmo a pele geralmente seca precisará ser limpa com um adstringente em um algodão uma ou duas vezes por dia durante duas semanas ou mais. Outra observação universal é a presença de descamação ou descamação da pele, muito parecida com a causada por queimaduras solares. Isso também diminui em cerca de duas semanas. A maioria das descolorações é resolvida em 7 a 10 dias. No entanto, embora incomum, isso pode persistir por mais tempo como pigmentação sob os olhos. Ocasionalmente, pacientes de pele morena podem reter esse pigmento por vários meses. Pequenas irregularidades podem ser sentidas abaixo da pele lisa, especialmente sobre os ossos nasais. Essas irregularidades são comuns. A maioria dos narizes, mesmo sem cirurgia, apresenta irregularidades ósseas palpáveis ​​sob a pele lisa. Pacientes fora da cidade: Você deve permanecer na área metropolitana de Phoenix por pelo menos uma semana após a cirurgia.

Amigos e Família: Esteja você contemplando ou decidiu fazer uma cirurgia plástica, esteja preparado para ouvir todo tipo de histórias e julgamentos de amigos de amigos e parentes. Se você pedir uma opinião sobre sua cirurgia, a maioria das pessoas: não o apoiará. Muitos terão alguma dificuldade para lhe contar; é um fato lamentável da natureza humana. Ocasionalmente, parentes e amigos que dizem que você tomou uma decisão definitiva sobre a cirurgia facial dão mais apoio. Após a cirurgia, quase todo mundo vai esquecer suas afirmações negativas. Eles vão admirar os resultados e ver, pela primeira vez, do que você estava falando. Melhoria, não perfeição: observe, em você e nas pessoas ao seu redor, que os dois lados do corpo humano não são iguais. A cirurgia estética nunca pode torná-los exatamente iguais. Nosso propósito e objetivo na cirurgia estética facial é a melhoria e não a perfeição.

Acessando: https://www.etienne.com.br/ você encontrara dicas sobre a recuperação da Rinoplastia.

Fonte: https://www.r7.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial