Limpeza de Dente Dói?

Às vezes, não é o custo do atendimento odontológico que impede as pessoas de irem ao dentista para tratamentos preventivos. É o medo de sentir dor. Por que pagar um bom dinheiro apenas para se machucar? Porém, quanto mais você adiar a limpeza profissional, mais desconfortável poderá ser o processo.

Dito isto, se você não faz uma limpeza há anos, não use isso como desculpa para adiar o atendimento odontológico. Quanto mais cedo melhor, e seu higienista dental fará todo o possível para ajudá-lo a passar pelo processo sem dor.

Fale com seu Dentista


Se você é um paciente excepcionalmente nervoso ou tem ansiedade dental ou dentes sensíveis, para que seu higienista esteja ciente dos seus problemas. Seu higienista pode planejar um plano de tratamento que torne os tratamentos menos estressantes. Se necessário, ele ou ela pode usar um anestésico tópico aplicado na área para entorpecer seu tecido gengival e deixá-lo muito mais confortável. Você também pode perguntar sobre tomar um analgésico de venda livre antes de sua consulta e pode optar por dessensibilizar pastas de dentes e enxágue bucal algumas semanas antes da limpeza para ajudar a diminuir a sensibilidade dos dentes.

Embora seja necessário um pouco de desconforto para limpar os dentes adequadamente, você não deve sentir dores durante uma limpeza regular. Diga ao seu higienista como está se sentindo e peça uma pausa para respirar fundo, se necessário. Não tente resistir – pergunte ao seu higienista por que a limpeza está prejudicando você e o que pode ser feito para parar o desconforto.

Uma limpeza profunda pode ser mais um desafio; portanto, converse com seu dentista ou higienista sobre sedação ou outras maneiras de controlar o desconforto durante o procedimento.

O que acontece durante uma limpeza dental?

O objetivo principal de uma limpeza dentária é remover a placa bacteriana (um biofilme que contém bactérias) e o cálculo (tártaro) acima e abaixo da linha da gengiva.

Durante uma limpeza de rotina, o higienista usa um pequeno raspador de metal para raspar o tártaro acima e abaixo da linha da gengiva e / ou um dispositivo vibratório ultrassônico para afrouxar a placa e o tártaro. As áreas entre os dentes também serão limpas com fio dental ou outra ferramenta e os dentes polidos com uma pasta suavemente abrasiva. Os dentes não só ficam lisos e brilhantes após uma limpeza, como a superfície recém-lisa torna um pouco mais difícil a placa se acumular novamente nos dentes.

Seu higienista também fará um exame básico para detectar quaisquer sinais de doenças dentárias ou outros problemas. Com exames preventivos e limpezas regulares e boas práticas de saúde bucal em casa, é muito menos provável que você precise de tratamentos caros destinados a recuperar ou substituir dentes fracos e deteriorados.

Spring Clean sua rotina de higiene dental

Hábitos de higiene bucal desatualizados podem comprometer sua saúde dental (e geral). Peça dicas ao seu higienista sobre como manter os dentes e as gengivas saudáveis ​​em casa, entre as limpezas. Ele ou ela provavelmente sugerem que você:

Seja gentil com os dentes: você pode – e deve – remover os restos de comida e a placa em formação, escovando suavemente. Escovação excessivamente agressiva pode danificar o esmalte dos dentes, resultando potencialmente em cáries e doenças gengivais. E o esmalte não possui células vivas, portanto – ao contrário da dentina, a substância viva e dura sob o esmalte que pode curar-se se ferida – o corpo não pode regenerar ou reparar o esmalte danificado.

Não se apresse: uma escovação rápida ou um bocadinho de enxaguatório bucal não afastarão as doenças dentárias. A American Dental Association (ADA) recomenda escovar os dentes por dois minutos, duas vezes ao dia, além de usar fio dental pelo menos uma vez ao dia. Pergunte ao seu higienista dental dicas sobre como escovar e usar fio dental de maneira eficaz.

Não escove logo após uma refeição: o esmalte dos dentes pode estar em um estado enfraquecido logo após você comer, especialmente se sua refeição incluir alimentos ou bebidas ácidas. Você pode lavar a boca com água com segurança logo após uma refeição, mas aguarde pelo menos 30 minutos depois de comer antes de escovar para permitir que o tempo do esmalte endureça novamente.

Sem açúcar não significa seguro: o açúcar alimenta as bactérias que são a principal causa de cárie dentária. Mas alimentos e bebidas sem açúcar com aditivos ácidos e baixos níveis de pH também podem amolecer o esmalte dos dentes, independentemente de o item conter açúcar ou não. (A goma sem açúcar é geralmente segura, mas verifique se há aditivos no rótulo, como ácido cítrico).

Não pule o atendimento odontológico: todos sabemos que adiar exames dentários regulares e limpezas profissionais é uma péssima idéia. No entanto, ainda conseguimos nos convencer de que podemos pular um ano ou dois sem repercussões. Não espere até sentir dor para ver seu dentista. Prevenir problemas é fácil e muito econômico. E o cuidado regular também resulta em desconforto significativamente reduzido durante procedimentos como limpezas.

Não há necessidade de pular exames e limpezas dentárias devido a um orçamento apertado.

e os planos de economia odontológica normalmente cobrem o custo total de duas limpezas regulares por ano, juntamente com o seu check-up anual e raios-x básicos (mordida).

Uma limpeza dentária tem como objetivo remover o “acúmulo” de seus dentes. Isso não significa que é recomendado apenas para pacientes cuja higiene bucal deixa muito a desejar.

Com que frequência você deve limpar os dentes?

Dependendo do estado da sua boca (sua higiene bucal diária e com que frequência você visita seu dentista), pode ser necessário fazer uma limpeza regular ou profunda.

Uma limpeza padrão é um procedimento menor e muito comum que deve ser realizado duas vezes por ano. Uma limpeza profunda é recomendada para aqueles que perderam algumas dessas consultas periódicas e, portanto, desenvolveram doença gengival. Os compromissos podem precisar ser mais frequentes para quem é:

  • fumantes
  • diabéticos,
  • sob estresse significativo,
  • tomando medicação que causa boca seca,
  • afetados por HIV / AIDS ou câncer,
  • enfrentando problemas ortodônticos,
  • grávida ou
  • aqueles que têm história ou doença gengival ou tomam contraceptivos orais.

Limpeza regular dos dentes


Uma limpeza padrão dos dentes, também chamada de profilaxia (ou profil), é um procedimento odontológico de rotina. Ferramentas especiais são usadas para remover a placa , o cálculo e as manchas dos dentes. Isso ocorre acima da linha da gengiva.

Uma limpeza dentária profissional é adequada para dentição primária, transitória e adulta. Essa consulta provavelmente incluirá um exame realizado pelo dentista, juntamente com algumas radiografias.

Uma profilaxia periódica é frequentemente realizada por um higienista dental que trabalha sob a supervisão de um dentista. Todo o procedimento geralmente leva de 30 a 60 minutos.

Bate-papo preliminar

Você deve informar o profissional de odontologia se houve alguma alteração no seu histórico odontológico ou se você está tomando algum medicamento. Você receberá instruções e informações sobre o que vai acontecer. Um raio-X, por exemplo, um mordedor de mordida, também pode ser realizado.

Gráfico periodontal

Esta etapa também pode ser chamada de sondagem periodontal. O higienista medirá a profundidade dos bolsos das gengivas com uma ferramenta especial. A profundidade ideal é entre 1-3 mm, enquanto mais do que isso pode significar que você tem periodontite ou gengivite.

Dimensionamento

Se as bolsas da gengiva estiverem dentro da norma, o profissional de odontologia usará um raspador ultrassônico e / ou instrumentos manuais para remover a placa bacteriana e o tártaro da superfície dos dentes. Você pode ouvir alguns arranhões, isso é completamente normal.

Polimento

Uma pasta de dente áspera (geralmente você pode escolher o sabor) será usada para polir os dentes. Depois, um polidor a ar pode ser usado para suavizá-los ainda mais.

Uso do fio dental

A limpeza dos dentes é uma ótima oportunidade para uma sessão de uso do fio dental especializada. Todas as áreas de contato serão limpas.

Tratamento com flúor

Uma combinação de enxágüe que contém fluoreto líquido, bandejas e / ou verniz fluoretado pode ser usada para remineralizar a dentição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial