O que é desvio de septo nasal com esporão

O chave do septo nasal acontece no momento em que o septo não está conforme centrado no nariz. O sinal essencial é a fechamento e congestão nasal, em resultado do desalinhamento existente que causa uma redução do lugar dentro do nariz para a passagem de ar. Ou seja, a comum chegada de ar pelo nariz é dificultada pelo facto do septo nasal estar descentrado. Veja fotos superiores.


O septo nasal é uma estrutura localizada no nariz, sendo responsável pela biombo entre ambas as fossas nasais. No que diz respeito à sua exame, o septo é composto pela quantidade óssea ( mais pospositivo ou “ mais atrás ”) e por uma quantidade cartilagínea ( mais antepositivo ou “ à frente ”), sendo ambas recobertas por mucosa. São 3 os principais componentes do septo nasal: a gilete normal do embaraço etmoide, o embaraço vómer e a cartilagem septal, estando os 3 articulados entre si.

O septo nasal juntamente ao soalho da cavidade nasal apoia-se na maxila e, por vezes, há crescimentos ósseos que se projetam para a cavidade nasal causando fechamento, o esporão septal.


No momento em que o septo está diferenciado da série média fala-se do chave do septo nasal, similarmente chamado de septo nasal sinuoso ou tortuoso. Como o septo nasal funciona como um “ estaca ” central da pirâmide nasal, desvios do septo são capazes de ser a essencial pleito de um “ nariz adunco ” ou diferenciado. Não obstante, uma grande parte dos desvios do septo não se traduz em nenhuma alteração plástica tendo somente resultados funcionais.


Outra alteração relacionada com o septo nasal é a poço do septo nasal que pode ou não estar associada a chave do septo. Em caso de poço, as motivos são capazes de ser variadas: traumatismo, intervenção prévia, utilização de medicamento no nariz ou drogas, entre outras. Usualmente geram crostas, rispidez nasal, sangramentos frequentes e fechamento nasal. O tratamento definido para a poço é a intervenção.


Os desvios do septo são capazes de prejudicar os dois os sexos e tanto pode prejudicar somente um dos lados ( à direita ou à sestra ), ou em alguns casos pode ser bilateral.


Nível do chave do septo


Há distintos graus de chave do septo de acordo com o desagregação do centro do nariz para a taipa flanco. Quanto maior for o chave, maior será o nível de fechamento dessa cavidade nasal.


À ironia um chave mais proeminente pleito uma maior fechamento e de modo consequente uma sintomatologia mais exacerbada. Não obstante, há narizes com desvios acentuados unilaterais (com chave para a sestra ou para a direita ) ou bilaterais ( por exemplo “ à frente ” à direita e “ atrás ” à sestra ) com respeitante a poucas queixas para o nível de chave.


Para afirmar e avaliar se o chave do septo é bastante ou pouco obstrutivo, pode ser realizado um exame que mede o movimento de ar e a resistência da passagem do ar em cada narina em isolado, que se chama Rinomanometria.


Chave de septo – sinais


O essencial sinal é a fechamento e congestão nasal. A percepção de dificuldade em respirar pelo nariz, em alívio ou ao longo a exercício física é a essencial resultado do chave do septo.


Por sua vez, a dificuldade em respirar pelo nariz pode prejudicar a qualidade do sono, provocar canseira, favorecer a roncopatia ou ressonar (com ou sem apneia do sono ) e provocar rispidez na boca ( mais comum ao longo a noite ).


Veja AQUI: Saiba Mais: Saiba, aqui, tudo sobre roncopatia ou ressonar


Outras queixas frequentes são dores de cabeça, formação de crostas e epistaxis (sangramentos nasais) recorrentes.


Associada ao chave do septo constantemente estão existentes a rinite crónica e / ou a sinusite crónica. De cada lado do septo nasal estão existentes os cornetos inferiores, cuja incendimento / crescimento é designada por rinite. Por sua vez em ambas as paredes laterais do nariz estão existentes as vias de drenagem dos seios perinasais. Um chave do septo pode impedir essa drenagem e dessa maneira favorecer o começo de sinusite crónica. Todas estas modificações originam um conjunto de vestígios e sinais diversificados.



Chave de septo – motivos


O chave do septo pode prejudicar pretende adultos pretende crianças ( chave de septo infantil ).
As duas principais motivos para o chave do septo são as seguintes:


Traumáticas (por traumatismos). Pode acontecer pretende na criança pretende no homem ;


Constitucionais ( modificações que ocorrem ao surgimento e se vão desenvolvendo até à idade adulta, possuindo existência similar em os dois os sexos (homens e mulheres).

Como saber se tenho chave de septo?


O reconhecimento do chave de septo é realizado na consulta com o médico otorrinolaringologista.
A partir de exames, nomeadamente com videoendoscopia nasal, é possível descrever e mostrar ao paciente o chave do septo, assim como a redução do lugar dentro do nariz para a passagem de ar.


Outro meio ajudar de reconhecimento em termos de máscara do chave é a Tomografia computorizada (TC) dos seios perinasais. Não obstante, esse exame de modo algum substitui uma visualização direta do nariz. Veja imagem de uma TC dos seios perinasais ou da rosto, no qual é patente um chave do septo.



Chave do septo possui cura?


A única maneira de alimentar definitivamente o chave do septo nasal é a partir de intervenção de revisão do septo, a septoplastia.


São capazes de ser usadas outras formas de tratamento médico que permitem amenizar a sintomatologia, como veremos de seguida, não obstante não possibilitam censurar a deformidade existente.



Chave do septo – tratamento


São capazes de ser usados alguns remédios ou medicamentos, como lavagens com água salina (“ água do derramamento ”), corticoides tópicos nasais, descongestionantes nasais ou anti-histamínicos, que permitem aumentar a permeabilidade nasal.


Esses tratamentos médicos são capazes de “ coarctar ” os cornetos inferiores, podendo dessa maneira aumentar a permeabilidade nasal. No caso de uma sinusite (nomeadamente com polipose nasossinusal) o utilização de corticoides sistémicos similarmente vai ser determinante na beneficiação da permeabilidade nasal.


Em casa, como tratamento caseiro ou natural pode realizar irrigações nasais para alívio da congestão nasal. Há na farmácia explicações já preparadas para esse resultado. Não precisa ser usada água da torneira de modo direto para a limpeza uma vez que esta pode regular químicos irritantes para o nariz e mesmo microorganismos nocivos à nossa saúde.

O utilização de soro fisiológico ou de água destilada com carbonato de sódio pode ser uma ótima alternativa ( mais barata) aos produtos que se compram na farmácia. O alucinado de modo algum se precisa automedicar e precisa constantemente aconselhar-se o seu médico residente antes de ingerir qualquer remédio sob pena de quantidade enxovalhar o seu quadro cirurgião.


Como vimos, o chave do septo propriamente mencionado, é uma estrutura rígida e não é alterável com qualquer tipo de medicamento. Somente cirurgicamente é que pode ser acoimado o chave existente, como veremos de seguida.


Intervenção de chave do septo


A única maneira de censurar definitivamente o chave do septo nasal é a partir de intervenção ( ou cirurgia ), a tragada septoplastia.


A decisão de entabular a revisão cirúrgica (septoplastia) precisa ser tomada em conjunto pelo médico e pelo paciente, levando em consideração especialmente a sintomatologia do alucinado e o nível de chave do septo existente, entre outros.


Nem sequer todos os doentes contem recomendação para intervenção. No momento em que há recomendação para intervenção, a septoplastia permite oferecer aos doentes um crescimento da sua qualidade de vida.

FONTE: https://www.r7.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial