O que é Diálise?

A diálise RJ é um tratamento para limpar o sangue quando os rins não conseguem. Ajuda seu corpo a remover resíduos e líquidos extras no sangue. Faz parte do trabalho que seus rins fizeram quando estavam saudáveis. Um rim saudável e funcional pode remover líquidos e desperdiçar 24 horas por dia. A diálise pode fazer apenas 10 a 15% do que um rim normal faz.

Quando é necessária a diálise?

Você precisará de diálise quando tiver insuficiência renal , também chamada de doença renal em estágio terminal (DRT). Insuficiência renal significa que seus próprios rins não cuidam mais das necessidades do seu corpo de remover resíduos ou fluidos extras do sangue. Os resíduos e líquidos extras podem acumular-se para fazer você se sentir doente.

Como é feita a diálise?

Existem 2 tipos de diálise: hemodiálise e diálise peritoneal (DP) .

Quanto tempo posso viver em diálise?

Quanto tempo você pode viver em diálise pode variar. A maioria das pessoas vive de 5 a 10 anos em diálise, e muitas vivem por 20 ou mais anos.

Quanto tempo eu posso viver sem diálise se eu tiver DRT?

Varia. Pessoas que decidem não iniciar a diálise ou parar a diálise podem viver de algumas semanas a alguns meses. Depende da saúde geral e de outras condições crônicas de saúde que eles têm. Gerenciar a insuficiência renal sem fazer diálise é chamado de gerenciamento médico. 

A diálise pode ser temporária?

Se você tiver DRCT, precisará fazer tratamentos de diálise pelo resto da vida, a menos que seja capaz de fazer um transplante de rim.

Se você tiver insuficiência renal aguda, poderá precisar de diálise apenas por um curto período de tempo até que seus rins melhorem. Insuficiência renal aguda é quando seus rins param de funcionar repentinamente por um curto período de tempo (geralmente 2 dias ou menos). Após o tratamento da insuficiência renal aguda, seus rins podem funcionar normalmente.

A diálise é dolorosa?

Você pode sentir algum desconforto quando as agulhas entram em seu corpo, mas o próprio tratamento de diálise é indolor. Muitos pacientes se sentem cansados ​​e fracos antes e depois dos tratamentos. Alguns pacientes podem ter uma queda na pressão sanguínea. Isso pode fazer com que você se sinta mal do estômago, vomite, tenha dor de cabeça ou cãibras. Geralmente, esses problemas desaparecem quando você faz tratamentos com mais frequência, mas algumas pessoas ainda podem ter complicações.

Como vou pagar pela diálise?

Medicare, Medicaid e muitos planos de seguro privados cobrem a maioria dos custos de diálise. A maioria das pessoas em diálise é capaz de obter cobertura do Medicare em qualquer idade. Dependendo do tipo de tratamento que você escolher, pode ser necessário aguardar alguns meses antes do início da cobertura do seguro. Você também pode precisar pagar alguns custos diretos, como franquias ou copays. 

Se você estiver com insuficiência renal e não puder arcar com as despesas relacionadas ao tratamento, o American Kidney Fund (AKF) também poderá ajudar. Pacientes que demonstram necessidade financeira podem solicitar assistência através dos programas de concessão da AKF.Se você tiver dúvidas sobre o custo da diálise, ligue para sua companhia de seguros ou pergunte ao seu assistente social.

Quem está em uma equipe de tratamento dialítico?

Pense em todos que ajudam a cuidar de você como parte de uma equipe. Você é o capitão da equipe e todos os membros da equipe de assistência em diálise desempenham papéis diferentes para ajudá-lo a atingir suas metas de saúde. A comunicação entre os membros da equipe é a chave para o sucesso! Sua equipe de atendimento em diálise pode incluir:

  • Nefrologista : seu nefrologista é seu médico de rim. Eles podem responder à sua pergunta sobre opções de tratamento, medicamentos e como cuidar de seus rins. Você se encontrará com seu nefrologista frequentemente para verificar sua saúde renal e fazer alterações no seu plano de cuidados. Se você fizer um transplante de rim, ainda verá um nefrologista para garantir que seu novo rim permaneça saudável.
  • Enfermeira nefrológica: A enfermeira nefrológica é uma enfermeira registrada treinada para cuidar de pacientes renais. Você verá enfermeiros nefrologistas no consultório do seu médico e no seu centro de diálise.
    • Se você optar por fazer diálise no centro, você verá seus enfermeiros de nefrologia em todas as sessões de diálise. Seu enfermeiro garantirá que você esteja recebendo os medicamentos certos todos os dias e que esteja recebendo os tratamentos de diálise corretamente.
    • Se você optar por fazer sua diálise em casa, uma enfermeira lhe ensinará como fazê-lo e planejará, coordenará e supervisionará seus cuidados.
  • Médico enfermeiro ou assistente médico : Você pode ter um enfermeiro (NP), médico assistente (PA) ou ambos na sua equipe de atendimento. NPs e PAs têm treinamento adicional em cuidados renais além do que uma enfermeira nefrológica tem. NPs e PAs trabalham em estreita colaboração com o nefrologista e os enfermeiros de nefrologia. Eles podem prescrever medicamentos, solicitar exames e examiná-lo.
  • Dietista renal : seu nutricionista renal pode ajudá-lo a atender às suas necessidades alimentares específicas e únicas. Seu nutricionista renal o ajudará a entender quais alimentos e bebidas são saudáveis ​​para você e quais não são. Eles também o ajudarão a planejar quanto de cada nutriente você deve comer por dia.
  • Assistente social de nefrologia : seu assistente social o ajudará de várias maneiras à medida que você faz diálise. Os assistentes sociais fornecem apoio emocional a você e sua família, ajudam a comunicar suas necessidades aos outros membros de sua equipe de assistência e a encontrar recursos para melhorar sua qualidade de vida. Por exemplo, seu assistente social pode ajudá-lo a se inscrever em programas para obter ajuda financeira e ajudá-lo a obter ou manter um seguro de saúde.
  • Técnicos de diálise : Os técnicos de diálise iniciam seu tratamento de diálise a cada sessão, observe se tudo está indo bem durante o tratamento e termine o tratamento quando terminar. Eles também garantem que as máquinas de diálise estejam prontas e funcionando corretamente para cada paciente. Se você estiver em diálise em casa, os técnicos de diálise garantirão que você tenha os suprimentos necessários para realizar seus tratamentos de diálise.
  • Equipe de acesso vascular : se você estiver em hemodiálise, em casa ou no centro, uma equipe de acesso vascular fará a cirurgia para inserir seu acesso vascular que o conectará à máquina de diálise. As equipes de acesso vascular geralmente incluem um cirurgião, um radiologista (um médico que lê raios X e outras varreduras corporais) e um coordenador de acesso vascular. O coordenador trabalhará com você para revisar seu histórico médico e garantir o acesso vascular adequado para o seu tratamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial