O que é o splint nasal

A dificuldade para respirar pelo nariz é o principal sintoma de quem tem o septo nasal desviado. Ou seja, a parede que separa uma narina da outra encontra-se torta.

E, consequentemente, obstrui a passagem de ar. Se você tem obstrução nasal, sangramento ou até mesmo dores de cabeça, pode ser que a causa seja um desvio de septo nasal. Mas nem sempre isso é visível, apresentando um nariz torto. Para resolver o problema os médicos especialistas indicam uma cirurgia no nariz.

Mas o que é septoplastia?

Reunimos abaixo as principais informações sobre a cirurgia desvio de septo antes e depois. O que é septo? Essa é uma dúvida comum entre as pessoas que têm o desvio (ou acham que têm). O septo nasal é formado por cartilagem e osso, sua função é separar as duas narinas.

O septo desviado refere-se justamente a esta parede, porém ao invés de reta, ela está torta. Para você ter uma visão comparativa, separamos imagens de desvio de septo.

O que é desvio de septo?

No desvio de septo consequências estão basicamente relacionadas à respiração. Já que dependendo do grau da alteração anatômica, o nariz pode ficar totalmente ou parcialmente obstruído.

Causando dificuldades na hora de respirar

Entretanto, há outros problemas que também prejudicam a passagem do ar, como a adenoide no nariz.

Adenoide no nariz é o nome dado para as duas glândulas que ligam a cavidade nasal à garganta. As adenoides crescem durante a infância, até os 8 anos de idade. Mas, em alguns casos, o seu tamanho é excessivo e obstruí a passagem de ar pela cavidade nasal. Geralmente, isso acontece em crianças que passam por repetidas infecções de garganta.

As adenoides grandes são popularmente chamadas de carne esponjosa ou carne no nariz. Quando falamos de carne esponjosa, sintomas são os seguintes: Dificuldade de respirar pelo nariz Dor constante na garganta Sinusite crônica Rinite persistente Sensação de ouvido tampado A carne no nariz os sintomas são extremamente parecidos com os sintomas de desvio de septo. Por isso, se você está se sentindo incomodado, procure imediatamente um otorrino. Somente um profissional especializado pode indicar o melhor tratamento.

Saiba Mais: Splint nasal é uma pequena placa que é colocado no septo nasal para diminuir o risco de hematoma

Como saber se tenho desvio de septo

Como saber se tenho desvio de septo Um bom método pra saber se você tem o desvio septo nasal é observar a sua respiração. Tape uma narina com o dedo, respire fundo e verifique se o ar está entrando pela narina. Ao notar que, um lado respira menos do que o outro, você tem um forte indício de que é um desvio de septo.

Mas claro que quem pode dizer com precisão se, realmente, é um septo desviado é o médico otorrinolaringologista. Ele faz isso por meio de exames de Raios-X. No geral, a formação do septo desviado começa a ocorrer durante a puberdade. Porém, ele somente é considerado um problema quando ocasionar uma dificuldade para respirar pelo nariz. Já que isso pode favorecer infecções, inflamações e sangramentos.

O desvio de septo nasal também pode surgir após uma lesão sofrida na região, por exemplo, uma pancada no nariz. Outros pequenos detalhes causam alterações no céu da boca e favorecem o desvio nasal, como a criança que respira pela boca e chupa muito o dedo. Desvio de septo sintomas desvio de septo sintomas Segundo a Academia Brasileira de Rinologia (ABR), o desvio do septo nasal compromete a qualidade de vida de aproximadamente 30% da população brasileira. Se você sente constantemente dores de cabeça, vive com o nariz entupido, tem dificuldades para dormir e, para complicar ainda mais, sofre com sinusites e rinites.

Dor na cartilagem do nariz As causas da dor no nariz podem estar relacionadas especialmente com a sinusite e a rinite. Ambas transmitem a sensação de dor na região. Mas no caso da rinite, a dor é causada por uma mucosa nasal inflamada.

Não consigo respirar pelo nariz A dificuldade para respirar pelo nariz pode ser provocada por um simples resfriado ou gripe. Mas se o problema for constante, então a causa pode ser uma rinite, sinusite, adenoide (carne dentro do nariz) ou o próprio desvio septo. Por isso, você deve procurar um especialista para analisar pessoalmente o seu caso.

Hipertrofia dos cornetos nasais causam dor de cabeça

Hipertrofia dos cornetos nasais causam dor de cabeça Causam sim! Mas primeiro vamos entender o que são os cornetos nasais. Também chamados de conchas nasais, os cornetos estão localizados na parte interna do nariz, sendo três de cada lado. Sua função é umidificar e aquecer o ar. Na hipertrofia dos cornetos nasais, ou seja, quando as estruturas apresentam um tamanho aumentado, o paciente sente dificuldade de respirar pelo nariz.

O motivo é o crescimento excessivo que impede a passagem do ar. Esse desconforto, por ventura, também pode causar fadiga, falta de ar e dor de cabeça (tecnicamente conhecida como cefaleia rinogenica).

FONTE: https://www.r7.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial