O que é um Angiologia, cirurgia endovascular

O angiologista bh, conhece a estrutura e as características dos vários vasos sanguíneos do corpo. Ele é especialista em todas as alterações que podem ocorrer nesses vasos. Sua área de atuação inclui, portanto, distúrbios como estreitamento ou fechamento, dilatação e inflamação dos vasos. Para ser capaz de determinar exatamente como um vaso mudou, ele é capaz de realizar uma variedade de exames, por exemplo, um teste de ultrassom Doppler, oscilógrafa (medindo as flutuações de volume das extremidades) ou até mesmo um teste de corrida máquina.

Qual a relação entre as especialidades angiologia e cirurgia vascular

Essas duas especialidades já foram uma só, mas hoje são divididas e cada uma ficou responsável por uma área. Apesar da separação, os dois médicos, angiologista e cirurgião vascular, podem trabalhar em conjunto, encontrando a melhor explicação para o problema da paciente. A angiologia é a especialidade médica que tem como encargo encontrar uma solução para as desordens que têm tratamento clínico. Já o cirurgião vascular realiza tratamento cirúrgico, em que ocasião a única solução para a enfermidade é a cirurgia.

Quando procurar pelo atendimento desse especialista

Apesar de muitas pessoas só procurarem esse especialista quando há algum problema grave acontecendo, não é só para isso que ele calha. É importante visitar o consultório desse profissional para fazer a prevenção de diversas doenças que podem causar problemas graves na saúde. Além disso, existem alguns símbolos que indicam a carência de buscar a angiologista. Dores nas pernas, inchaço, formigamento, sensação de carrego, cãibra e cansaço podem ser algumas dos expressões causadas por problemas vasculares. Fique atento e procure o médico assim que notar.

Por que marcar uma consulta com angiologista?

A angiologia é a área da medicina que se dedica a esquivar, diagnosticar e tratar todas as doenças relacionadas ao modo circulatório. Mais especificamente, os bispotes linfáticos e os mijadeiros sanguíneos (artérias e veias. O angiologista, médico formado nessa especialidade, geralmente é buscado para o tratamento de varizes, ou seja, veias dilatadas que ocorrem com mais frequência nos membros inferiores. Porém, ele pode cuidar de diversas enfermidades que atingem essa despedaça do corpo.

Cirurgia Endovascular

Falando de tratamento cirúrgico de doenças arteriais, é importante ilustrar uma importante evolução da especialidade, que foi a cirurgia Endovascular, em que diversas patologias são tratadas de forma minimamente invasiva com estabelecimento de endopróteses vasculares, os chamados stents, que têm sido bastante difundidos como tratamento acomodado e menos agressivo para as obstruções arteriais, pois dispensam a cirurgia aberta convencional.

Além disso, a angiologista e cirurgião vascular além disso está apto para atuar na Medicina Diagnóstica, à desempenhar exames de imagem como a categoria de ultrassonografia vascular dinâmica, chamada de ecodoppler vascular, que mapeia o fluxo sanguíneo dos vasos, possibilitando seu estudo e a perfusão de diferentes órgãos por eles irrigados.

Formação

A formação desse profissional é regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina e pela Comissão nacional de Residência Médica. o candidato inicialmente faz dois anos de habitação Médica de Cirurgia geral e após, mediante novo colaboração, mais dois anos de quartel em Angiologia e cirurgia Vascular, ficando a possibilidade de fazer mais um ano na área de cirurgia Endovascular. Também é possível pleitear o Título, mediante a prova, na área de atuação de Ecodoppler Vascular.

O que parecia muito simples no conceito do “especialista em varizes”, na verdade é uma especialidade belíssima e com muitas frentes de atuação, ainda mais se for levado em consideração que a contextura da faixa etária de nossa população tem mudado, à aproximação de pessoas com idades mais avançadas, que com certeza estão suscetíveis as doenças degenerativas, obviamente com comprometimento vascular, e muito propensas a necessitar do apoio e cuidado de profissionais desta área.

FONTE: https://g1.globo.com/

FONTE: https://www.r7.com/

FONTE: https://www.terra.com.br/noticias/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial