O que fazer na área da beleza


Afinal, de nada adianta oferecer um serviço maravilhoso se as pessoas não o conhecem. Então, valorize sua imagem no meio digital e mostre para o mundo o excelente profissional que você é! Para tornar-se conhecido, você também pode fazer promoções, criar descontos para aniversariantes e oferecer vantagens para quem te indicar para os amigos, por exemplo.

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Use e recomende apenas produtos de confiança

Se você faz a venda direta de produtos, é extremamente importante que todos eles sejam de marcas que você confia, ou seja, produtos de qualidade. Essas mercadorias também agregam valor ao seu salão e os clientes vão levar em conta sua palavra na hora de experimentarem aquele item novo. Além disso, a relação entre cabeleireiro e cliente exige confiança. Se o consumidor não gostar do produto indicado, isso pode se tornar um problema. Provavelmente, ele ficará relutante em aceitar comprar novas mercadorias ou, até mesmo, em fazer o que você sugerir, sejam cortes ou tratamentos diferentes. Assim, é importante ter atenção às suas sugestões para evitar complicações, como a perda de credibilidade.

Aprenda a gerir seu negócio

Você já percebeu que um cabeleireiro que gerencia o próprio salão tem várias funções? Além de atender os clientes, ele também agenda e controla os atendimentos, compra os produtos, organiza o financeiro e faz várias outras tarefas. Se esse é o seu caso, saiba que é importante entender que você está administrando um negócio e que também precisa aprender a cumprir essas tarefas sem que elas atrapalhem a sua rotina de atendimento. Para manter tudo sobre controle, não esqueça de ter um bom planejamento.

Invista em automação de gestão

Para tornar sua gestão mais eficiente e não se atrapalhar nos atendimentos, vale ainda investir na automatização de alguns processos. Sistemas para salões de beleza facilitam os agendamentos e ajudam o profissional a se organizar. Com isso, você evita erros na marcação de serviços — que além de aborrecerem os clientes ainda desperdiçam dinheiro e tempo — e melhora o seu relacionamento com o público. Existem ferramentas que permitem o agendamento e, até mesmo, o pagamento on-line. Assim, você facilita para o cliente e torna o acesso ao seu serviço mais rápido.

Participe de eventos do setor

Outra dica de sucesso é a participação em eventos e congressos da área de beleza. Isso é fundamental para você observar o que está acontecendo no setor e perceber como o seu negócio se encaixa no mercado. Conferências e seminários voltados para cabeleireiros também ajudam o profissional a se qualificar. Com isso, você se mantém competitivo e garante que o seu salão atenda a um alto padrão de qualidade.

Atente-se às novidades da área

Quem trabalha com beleza precisa estar sempre bem informado, não é mesmo? Além de observar as tendências de cortes, produtos e tratamentos, vale ainda se manter atualizado sobre as novidades do setor e também pesquisar formas de melhorar a gestão do seu salão. As legislações da área também podem mudar e o seu negócio não pode ficar para trás, portanto, não se esqueça de acompanhar as notícias e as informações voltadas para quem tem um salão de beleza.

Cuide do seu marketing pessoal

Para os cabeleireiros, a imagem e a reputação valem ouro. Profissionais bem vistos conseguem manter uma cartela de clientes fiéis que trazem outras pessoas para o salão e, com isso, o seu negócio tem mais chance de crescer. Uma imagem positiva se constrói com respeito e confiança, tanto dos colegas como dos clientes. Por isso, não adianta ser simpático nos atendimentos, mas ser incapaz de tratar bem as pessoas que trabalham com você. Invista na divulgação boca a boca com a manutenção de bons relacionamentos interpessoais. Não esqueça de prezar sempre pelo diálogo e pela comunicação clara.

Faça parcerias locais

Muitas indústrias da área da beleza e outras empresas estão dispostas a fazer parcerias com salões. Essas associações são positivas para os dois negócios e podem trazer diversas vantagens, como maior divulgação ou diminuição de custos. Pesquise quais companhias da sua cidade poderiam aceitar uma colaboração. Por exemplo, dá para fazer uma parceria com uma empresa que vende produtos para cabelos, com um outro profissional, ou, até mesmo, com empreendimentos de outras áreas, mas que tenham a ver com o seu público.

Uma boa forma de descobrir possíveis interessados é em feiras e eventos da área. Também dá para ter ideias ao observar o comércio local. Pense nas opções que se encaixariam em um projeto conjunto. O intercâmbio de clientes traz visibilidade para ambos e pode aumentar os ganhos. Só reflita bem com quem você associa o seu nome para não passar uma mensagem equivocada.

Use estratégias de fidelização de clientes

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Oferecer um serviço de qualidade é fundamental para criar laços fortes com o público. No entanto, algumas estratégias podem impulsionar os seus resultados e ajudar na hora de fidelizar clientes. Antes de tudo, mantenha uma base de informações sobre as pessoas que você atende, com nome, telefone, e-mail e data de aniversário. A partir desses dados, você pode criar uma relação e oferecer descontos, por exemplo, em ocasiões comemorativas.

Além disso, dá para usar as redes sociais para mostrar a satisfação das pessoas com o seu serviço. Se o cliente autorizar a divulgação, poste uma foto do tratamento ou corte e, assim, passe a construir um relacionamento também no meio digital. Por fim, a fidelização acontece quando você oferece uma experiência completa e agradável ao cliente. Assim, ele retornará sempre e não abrirá mão do seu serviço!

Mantenha o controle financeiro

Para muitos, sucesso profissional é ter uma boa imagem e ser reconhecido como um excelente cabeleireiro, mas também é ter um retorno financeiro que permita uma boa qualidade de vida. Portanto, cuide bem das suas finanças. Ao manter a organização financeira, você consegue avaliar o lucro e atesta a saúde da sua empresa, assim sai na frente dos concorrentes.

Porém, lembre-se: não gaste mais do que ganha e nunca misture as despesas pessoais com o dinheiro do negócio! Como mostramos neste texto, alguns aspectos são fundamentais para se destacar da concorrência, como a fidelização de clientes, um bom atendimento, o investimento em capacitações, uma gestão eficiente, o uso de parcerias, o cuidado com o marketing pessoal e a atenção às tendências do setor.

FONTE: https://www.r7.com

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