O que são veias varicosas?

As veias varicosas são veias aumentadas de cor escura que têm uma aparência semelhante a um cordão. Eles se formam quando as válvulas dentro das veias afetadas enfraquecem, um processo que geralmente ocorre com o envelhecimento normal. Entre 30% e 50% dos adultos desenvolvem veias varicosas, geralmente na parte inferior das pernas.

Embora possam produzir uma aparência indesejada, raramente causam problemas de saúde. Existem várias opções para o tratamento de veias varicosas para fins cosméticos e terapêuticos, com diversos níveis de sucesso. 

Fonte de reprodução: Getty imagens

Sintomas de varizes

Você pode ter uma ou várias veias varicosas. Eles podem não ter o mesmo tamanho exato ou ter a mesma aparência. Eles podem permanecer estáveis ​​ou aumentar e / ou aumentar em número com o tempo.

Os sintomas comuns de veias varicosas incluem:

  • Aparência azulada, arroxeada ou rosada de uma ou mais veias 
  • Uma veia (ou veias) torcida ou saliente sob a pele
  • Coceira ou erupção na pele perto da veia afetada
  • Pernas doloridas
  • Pequenas áreas de hematomas superficiais perto das veias (devem cicatrizar em alguns dias)
  • Ternura ou desconforto perto das veias

Geralmente, as veias varicosas aparecem nas pernas. Eles também podem se desenvolver em outras partes do corpo, mas isso é menos comum. As veias devem ficar moles se você pressioná-las e normalmente não doem, nem mudam de tamanho ou aparência quando você as pressiona. Tocá-los não é perigoso ou prejudicial. A dor não está necessariamente relacionada ao tamanho de uma veia varicosa. Se você tiver qualquer dor associada às suas veias varicosas, é provável que sinta dor apenas em uma delas, e não em todas. As veias varicosas são semelhantes às veias da aranha no sentido de que são visíveis, mas há diferenças notáveis ​​na aparência.

Fonte de reprodução: Getty imagens

Causas

As veias varicosas se desenvolvem quando as válvulas dentro das veias enfraquecem ou se danificam. Existem dois tipos de vasos sanguíneos principais no corpo: artérias e veias. Cada um desempenha um papel no movimento do oxigênio e do dióxido de carbono como parte do processo de respiração. As artérias transportam sangue rico em oxigênio do coração para o resto do corpo, enquanto as veias transportam sangue rico em dióxido de carbono de volta ao coração. A ação de bombeamento do coração empurra o sangue pelas artérias; as válvulas nas veias ajudam a movimentar o sangue.

Quando essas válvulas não estão funcionando bem, o sangue pode mover-se lentamente ou até mesmo acumular nas veias devido à gravidade. Isso é o que causa o aparecimento de veias varicosas salientes. As veias varicosas são mais comuns em mulheres do que em homens. Outros fatores de risco para a formação e / ou agravamento de veias varicosas incluem: 

  • Idoso
  • Gravidez 
  • Obesidade 
  • História familiar de veias varicosas 
  • De pé regularmente por horas a fio 
  • Constipação crônica 
  • Uma história de trombose venosa profunda (TVP)

Muitos desses fatores de risco comuns podem ser controlados com mudanças no estilo de vida.

Diagnóstico

Geralmente, as veias varicosas são diagnosticadas com base em sua aparência. As varizes geralmente não causam sintomas por si mesmas. Se você sentir dor ou outros sintomas, seu médico também pode examiná-lo para descartar outros problemas médicos.

Fonte de reprodução: Getty imagens

Exame físico

O processo de diagnóstico incluirá um exame físico. Seu médico inspecionará suas veias e a área ao redor delas para confirmar se são varizes e procurar sinais de complicações (por exemplo, inchaço, calor ou vermelhidão). Se você tiver uma ferida na pele, pode ser uma ulceração relacionada à veia varicosa ou outro problema de saúde. Uma grande área de inchaço, ou uma mancha azul ou vermelha sob a pele, pode ser um sinal de hematoma.

Seu médico também verificará seu pulso próximo às veias varicosas para identificar se você tem um problema de fluxo sanguíneo. Eles podem pressionar suas veias varicosas para identificar qualquer irregularidade e perguntarão se essa pressão física está causando dor ou desconforto. Acessando o site: angio.com.br você encontrara diversas dicas sobre o tratamento com angiologia.

Fonte: https://www.r7.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial