Orientações pós toxina botulínica

Já se pegou em frente ao espelho pensando em como ficaria seu rosto se você se livrasse daquelas marcas de expressão que tanto incomodam? Na sua imaginação, como seria a sua aparência em um quadro de “botox antes e depois”? A uso de botox ou toxina botulínica, além dos seus inúmeros benefícios estéticos em suavizar marcas de expressão e rejuvenescer a pele, também possui outras aplicações.

Atualmente o botox vem sendo utilizado no tratamento de doenças, como enxaquecas, suor excessivo, dores crônicas e outras patologias. Para você que tem vontade de melhorar sua aparência, nós escrevemos este post com tudo o que é preciso saber sobre a aplicação do botox.

Confira nosso conteúdo para descobrir se este é um procedimento estético recomendado para você. O que é o botox? Quando falamos em botox, estamos nos referindo à toxina botulínica, uma proteína produzida naturalmente pela bactéria clostridium botulinum. Para usos estéticos e terapêuticos, o microrganismo é cultivado em laboratório e a toxina produzida é isolada, ou seja, obtida livre de qualquer outro contaminante. Uma vez purificada, a toxina é solubilizada em líquido estéril para aplicação no paciente.

O uso do botox na medicina teve início no final da década de 1970 com a finalidade de tratar de forma não cirúrgica o estrabismo, condição em que os olhos se encontram desalinhados. Porém, as aplicações da toxina botulínica nos músculos oculares apresentaram ótimo efeito colateral: a suavização das rugas ao redor dos olhos.

Como muitas rugas têm origem nos movimentos de franzir o rosto, o relaxamento constante da musculatura faz com que a pele adquira uma aparência mais lisa e jovem. Entretanto, os efeitos do botox não são permanentes. Com o tempo, os músculos voltam a se contrair de forma gradativa.

Assim, o efeito do botox dura por um tempo determinado

Quais são os principais benefícios do botox antes e depois para as mulheres? As rugas, marcas de expressão e os “ pés de galinha” são sinais do envelhecimento e infelizmente não é possível evitá-las! Mas podemos tratá-las com o uso de botox, que relaxa a musculatura suavizando essas marcas. Os benefícios do botox vão muito além de tratar rugas e marcas de expressão.

Além dessa parte estética, o botox vem sendo utilizado como terapêutica em diversas outras áreas da medicina, como tratamento de enxaquecas e de suor excessivo. Para quem tem dúvidas em relação a seus benefícios e se vale a pena colocar, vamos apresentar a seguir os principais benefícios do botox!

Tratamento de enxaqueca

O botox vem se mostrando promissor no tratamento das enxaquecas. Seu efeito terapêutico ocorre devido a ação da toxina nas cefaleias causadas por estados de tensão e sobrecarga. Nesses casos a toxina tem sido mais eficaz que os medicamentos utilizados.

Suor Excessivo Essa condição, conhecida também como hiperidrose, é causada pela atividade exagerada das glândulas sudoríparas. Nem sempre é possível encontrar a causa desse problema que gera tanto desconforto físico e emocional. O suor incontrolável pode ocorrer de forma disseminada por todo o corpo ou em áreas localizadas, tais como as mãos, os pés e as axilas.

O botox pode ser aplicado nessas regiões para bloquear a atividade das glândulas e reduzir a produção do suor. Tratar rugas faciais Como nossos músculos da face estão sempre se contraindo, com o passar do tempo é comum surgirem as rugas e linhas de expressão que conferem aspecto envelhecido à face. A aplicação da toxina botulínica em pequenas doses, provoca o relaxamento da musculatura e suaviza essa rugas e linhas, dando uma aparência mais agradável, natural e rejuvenescida.

O botox também pode realçar o formato das sobrancelhas, tratar os famosos “ pés de galinhas” e olheiras. Esta é, sem dúvidas, a principal utilização do botox atualmente. É extremamente eficaz no tratamento de marcas de expressão na testa e ao redor dos olhos. Dor Outro importante benefício é a utilização no tratamento de dores crônicas. A toxina botulínica bloqueia a liberação de acetilcolina pelas células do sistema nervoso.

Essa molécula seria responsável pela transmissão da dor. Comparado aos analgésicos normalmente utilizados a toxina botulínica apresenta menos efeitos colaterais. Pescoço envelhecido Com o passar dos anos, a pele do pescoço se torna flácida. Quando a toxina botulínica é aplicada na região, o relaxamento de alguns feixes musculares faz com que outros se contraiam.

Como consequência, o pescoço ganha uma aparência mais firme e jovial. Bexiga hiperativa Essa doença de causa ainda desconhecida é caracterizada pela sensação frequente da necessidade de urinar. A vontade de ir ao banheiro é tão intensa e constante que afeta a qualidade de vida do paciente. O botox é uma opção de tratamento para essa condição. Para isso, ele deve ser aplicado diretamente na parede da bexiga. Bruxismo O ranger involuntário dos dentes provoca uma série de problemas, como o desgaste dentário, dores constantes e distúrbios articulares.

As causas do problema não são completamente conhecidas, mas ele parece estar relacionado aos níveis de estresse do paciente. Para amenizar a condição, o botox é aplicado na região dos músculos da mastigação, bloqueando a contração muscular involuntária que ocorre nos pacientes que sofrem com o bruxismo.

Como foi mostrado, os benefícios do botox são inúmeros e seus resultados são surpreendentes! Para quem gosta de cuidar da aparência e está incomodado com alguma ruga ou marcas de expressão, o botox pode ajudar a recuperar sua auto-estima!

Qual a duração do efeito do botox?

A aplicação da toxina botulínica é um procedimento simples, seguro e bem rápido. Porém, para que seus resultados sejam os melhores possíveis e para que seus efeitos durem o tempo esperado são necessários cuidados. O cuidados O efeito do botox nas mulheres geralmente dura em média de 4 a 6 meses, esse tempo pode variar de paciente para paciente, dependendo dos cuidados pós-operatórios e de fatores genéticos, como a pele e musculatura.

Por isso, para manter o efeito da toxina botulínica são necessárias novas aplicações periódicas. Caso não sejam realizadas novas aplicações a pele voltará a exibir as mesmas rugas e marcas de expressão, pois, o músculo que estava paralisado voltará a se contrair. Dicas de como prolongar o efeito do botox Como foi dito, o botox não interrompe o envelhecimento cutâneo, mas ameniza seus efeitos por determinado tempo.

E existem algumas maneiras de prolongar esse efeito! A seguir daremos algumas dicas de como manter e prolongar o efeito do botox. Continue a leitura e descubra! Seguir as recomendações médicas Após a aplicação o médico responsável deverá passar algumas orientações para o paciente. Para o sucesso do procedimento o paciente deverá seguir corretamente os medicamentos prescritos, além de evitar alguns movimentos como franzir a testa e forçar a vista para enxergar.

Evitar exposição solar

O paciente não deve se expor ao sol logo após a realização do procedimento, pois pode provocar manchas na pele nos locais de aplicação. Além disso, a radiação solar é um dos principais fatores que aceleram os efeitos do envelhecimento sob a pele. Por isso é fundamental proteger a pele com uso de filtro solar diariamente e óculos de sol.

Mantenha alimentação saudável

O uso de cigarro e a radiação solar são os principais fatores que prejudicam a juventude, porém uma alimentação inadequada também pode exercer grande impacto sobre a juventude. Logo, é para prolongar os efeitos do botox é fundamental uma alimentação adequada com alimentos que possam retardar o envelhecimento, como folhas verdes, frutas cítricas e vermelhas, vegetais de cor laranja, castanhas e nozes.

Saiba Mais: Dicas para evitar ptose na toxina botulinica

Manter-se sempre hidratado ingerindo bastante água e sucos naturais também é essencial para a saúde da pele. E por fim, evitar alimentos que possam acelerar as alterações causadas pelo envelhecimento, principalmente o açúcar, que além de favorecer o acúmulo de gordura abdominal, interfere nas ações do colágeno no organismo e pode causar doenças metabólicas, como o diabetes.

FONTE: https://www.r7.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial