Periodontia

Melhor do que o atenção com os dentes, a saúde bucal envolve a preservação das qualidades e do desempenho certo de outras estruturas, em sui generis a gengiva. Dessa forma, se você já se perguntou o que é periodontia, saiba que é exatamente a série de tratamentos que autenticam a censurar os complicações dessa região.


A gengiva possui como ofício fixar nossos dentes aos ossos maxilar e mandibular, oferecendo o guarida que a arcada necessita para que possamos atacar, pesar e até mesmo anunciar. Dessa forma, os afazeres com essa parte da boca são tão essenciais quanto aqueles dedicados aos dentes em si, uma vez que um dificuldade gengival pode fomentar a redução de estruturas dentárias.


Enfermidade periodontal


A enfermidade periodontal consiste no conjunto de complicações que afetam a partir de a gengiva até os ossos que os sustentam, inclusive a incendimento e a infecção dessas áreas. Em maior parte, eles são ocasionados pela pane na saneamento bucal, com perigo crescido para pacientes fumantes e diabéticos.


Os casos mais leves e iniciais são capazes de até regredir sem a interferência do dentista se o paciente adotar alguns afazeres extras ao longo a escovadela. Porém, a enfermidade gengival é uma requisito que não precisa ser menosprezada, uma vez que ela pode provocar à redução dos dentes e proporcionar ameaças à saúde como um todo, aumentando o perigo de complicações sérios como a endocardite ( infecção das válvulas do coração ).


Gengivite


Se você já notou sua gengiva ficando vermelha, inchada e bom, com propensão a extorquir ao longo a escovadela, certamente você teve uma gengivite, ou seja, uma incendimento da gengiva. Essa requisito, que é o estágio principiante da enfermidade periodontal, surge em ofício do concentração de padrão bacteriana, uma filme que se maneira nos dentes e na gengiva e libera ácidos que irritam a região.


Além dos sinais mais evidentes, a gengivite similarmente pode provocar retração da gengiva – deixando os dentes com uma visual mais alongada –, malévolo bafejo, estilo difícil na boca e formação de pus ( no momento em que similarmente há uma infecção ).


O tratamento da gengivite consiste em uma higienização ( similarmente tragada de profilaxia) com o intuito de dispensar a padrão e o sedimento, na indicação do paciente sobre a escovadela correta e o utilização do cordão dental e na meneio de antibióticos no momento em que preciso.


Periodontite


No momento em que a gengivite não é conforme fraude, ela pode transformar para a periodontite. Nessa ciclo, a incendimento ou a infecção da gengiva atingem similarmente as fibras e os ossos, o que pode provocar a redução dos dentes.


Isto ocorre por causa de à formação de bolsas na gengiva, que favorecem a exterminação dos tecidos e o abscesso dentário. Se a requisito não for fraude, os dentes começam a ficar moles, correndo o perigo de queda, e a infecção pode atingir mais tecidos, como os ossos envoltos na arcada dentária.


Uma das problemas mais graves da periodontite não fraude é a endocardite, que ocorre no momento em que uma bacilo cai na corrente sanguínea e pleito uma infecção nas válvulas do coração. Essa é uma requisito muito séria e que pode ser danoso.


Assim como na gengivite, o tratamento da periodontite envolve a profilaxia feita em consultório, a indicação do paciente sobre a higiene bucal e o utilização de antibióticos para consertar a infecção. Nos casos mais graves, pode ser preciso realizar uma intervenção para apurar as bolsas profundas da gengiva e a retirada de dentes bastante comprometidos para evitar que a infecção se espalhe.


Tratamentos de periodontia plástica


Além dos tratamentos dedicados à preservação da saúde da gengiva, há procedimentos que autenticam ao melhoria da plástica dessa região. Essas técnicas permitem que o paciente recupere sua entono e firmeza ao exprimir, repercutindo em mudanças positivas em sua vida único e profissional.


Tratamento para exagero de gengiva ostensível


Este dificuldade prejudica o fachada do satisfação e pode provocar constrangimentos, fazendo com que o paciente passe a demarcar suas expressões faciais. Felizmente, ele pode ser resolvido com um tratamento conhecido por recontorno ou plástica gengival.


A técnica a ser usada pode intervir a partir de a simples revisão da gengiva mais ostensível até a obra óssea ou o ajuste do desempenho dos músculos responsáveis por provocar o lábio superior. A escolha da melhor maneira de solucionar este dificuldade depende de uma análise presencial e de exames como radiografia, tomografia e avaliação fotográfica.


Tratamento para colorido da gengiva


Assim como ocorre na pele, as gengivas similarmente são capazes de entregar manchas escuras devido a um concentração de melanina, o pigmento encarregado por permitir coloração à cútis, aos olhos e aos cabelos. Ainda que frequentemente não estejam relacionadas a complicações de saúde, essas manchas quebram a equilíbrio do satisfação e são capazes de incomodar o paciente.

VEJA AQUI: Casos clínicos de tratamentos de doença periodontal


Nesse caso, é possível dispensar essa colorido excessiva por meio do clareamento da gengiva ou peeling gengival. Este tratamento consiste em realizar uma descamação da mão mais breve da gengiva com o utilização de via manuais, ultrassom e laser.


Agora que você já sabe o que é periodontia e quais são os principais tratamentos dedicados a cuidar da saúde e da plástica da sua gengiva, você com certeza está mais bem hábil para identificar possíveis complicações nessa região. Na incerteza, agende uma consulta com seu dentista o mais breve possível ou conte com a Castell-Odonto, estamos prontos para lhe reparar a qualquer hora.

FONTE: https://www.r7.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial