Qual é a Melhor Maneira de Usar Fio Dental nos Dentes

Uso do fio dental é um importante hábito de higiene bucal. Ele limpa e desaloja os alimentos presos entre os dentes, o que reduz a quantidade de bactérias e placas na boca. A placa é uma película pegajosa que se acumula nos dentes e contribui para cáries e doenças gengivais.

Embora muitas pessoas escovem os dentes diariamente, nem todo mundo usa fio dental com a mesma regularidade que escovam. De acordo com uma pesquisa nacional , cerca de 4 em cada 10 pessoas usam fio dental pelo menos uma vez por dia, e 20% dos pessoas nunca usam fio dental.

Claro, não basta simplesmente usar o fio dental. É importante usar o fio dental corretamente. Uso inadequado do fio dental pode danificar seus dentes e gengivas . Portanto, se você não tiver certeza sobre a maneira correta de limpar os dentes, aqui está um guia passo a passo sobre a melhor maneira de usar o fio dental.

Saiba mais sobre TRATAMENTOS ODONTOLÓGICOS AQUI

Uso do fio dental: Quais são as etapas a seguir?

Siga este guia passo a passo para usar o fio dental corretamente.

Instruções de uso do fio dental

  1. Quebre cerca de 18 a 24 polegadas de fio dental. Para segurar o fio dental corretamente, enrole a maior parte do fio em volta dos dedos do meio. Deixe apenas 1 a 2 polegadas de fio dental para os dentes.
  2. Em seguida, segure o fio esticado com os polegares e os indicadores.
  3. Coloque o fio dental entre dois dentes. Deslize delicadamente o fio para cima e para baixo, esfregando-o nos dois lados de cada dente. Não deslize o fio dental nas gengivas. Isso pode arranhar ou machucar suas gengivas .
  4. À medida que o fio atinge suas gengivas, curve o fio na base do dente para formar uma forma de C. Isso permite que o fio entre no espaço entre a gengiva e o dente.
  5. Repita as etapas conforme você se move de dente em dente. Com cada dente, use uma nova e limpa seção de fio dental.

Qual é a melhor maneira de usar fio dental?

Usar fio dental com aparelho pode ser complicado e leva mais tempo do que usar fio dental sem aparelho. Se você usa fio dental comum, dê 10 a 15 minutos para usar o fio dental.

Com esse método, escolha o fio encerado, com menor probabilidade de rasgar e ficar preso no aparelho.

Instruções de uso do fio dental para aparelho

  1. Quebre cerca de 18 a 24 polegadas de fio dental encerado.
  2. Fique na frente de um espelho para ter certeza de que o fio dental está indo para onde você precisa.
  3. Comece passando o fio entre os dentes e o fio principal. Torça as pontas soltas do fio em volta dos dedos indicadores, para que você possa movê-lo com facilidade.
  4. Pressione o fio entre os dois dentes com a maior suavidade possível. Em seguida, mova o fio dental para cima e para baixo ao longo dos lados dos dois dentes.
  5. Ao trabalhar com os dentes superiores, tente fazer um U de cabeça para baixo com o fio dental. Para fazer isso, suba a lateral de um dente até chegar à linha da gengiva. Em seguida, deslize o fio dental pela lateral do outro dente.
  6. Remova cuidadosamente o fio dental e desenrosque-o cuidadosamente por trás do fio. Evite estourar o fio dental, pois pode desalojar um fio.
  7. Agora, passe para os próximos dois dentes e use a mesma técnica até passar o fio dental entre todos os dentes.

Em vez de usar o fio encerado, outras opções que funcionam bem para o uso do fio dental se você tiver aparelho incluem o uso de um Waterpik , um tipo de fio dental ou um enfiador de linha , uma pequena ferramenta que ajuda a enfiar o fio dental sob o aparelho. Ambos podem economizar seu tempo com o uso do fio dental.

Quando você deve usar o fio dental?

Saber o momento certo para usar o fio dental também contribui para a boa saúde bucal. Algumas pessoas têm uma rotina de escovar os dentes primeiro e depois usar o fio dental. No entanto, geralmente é recomendável usar fio dental e escovar os dentes .

O uso do fio dental ajuda a levantar e liberar alimentos e placas grudadas entre os dentes, enquanto a escovação remove essas partículas da boca. Se você escovar primeiro e usar fio dental depois, restará comida e placa na boca até a próxima vez em que escovar.

Tipos de fio dental

Fio dental vem em muitas variedades. Qual tipo de fio dental é melhor para você depende de suas preferências, da quantidade de espaço entre os dentes e se você tem aparelhos ou pontes.

Algum fio dental é mais fácil de usar em espaços mais amplos, enquanto outros tipos de fio dental são mais fáceis de usar em espaços mais apertados.

Diferentes tipos de fio dental incluem:

  • Fita dental. Esse tipo de fio dental é mais largo e plano como uma fita, facilitando o manuseio se você tiver aparelho, lacunas ou grandes espaços entre os dentes.
  • Fio padrão. É um fio fino de nylon que pode caber entre os dentes. Ele vem com sabor ou sem sabor, bem como encerado ou não encerado. Se os dentes estiverem apertados ou mais próximos, o fio dental com um revestimento de cera pode facilitar a entrada entre eles.
  • Super fio dental. Este enfiador de fio dental pode funcionar com aparelhos, pontes e lacunas. Ele tem três componentes: extremidade rígida para o uso do fio dental embaixo dos aparelhos, fio esponjoso para limpar os aparelhos e fio regular para eliminar a placa embaixo da linha da gengiva.

Outras ferramentas para facilitar o uso do fio dental

Além da fita dental, do fio encerado e das roscas, outras ferramentas podem tornar o uso mais fácil e rápido.

  • Uma opção é usar um fio dental elétrico ou água , que usa água e pressão para remover a placa e os alimentos entre os dentes. Ambas são ótimas opções se você tiver problemas para usar o fio dental regularmente. Um fio dental de água também é útil se você tiver aparelho. Este dispositivo pode limpar entre suportes e fios.
  • Outra opção é usar palhetas descartáveis. Eles são fáceis de manobrar e podem ajudá-lo a usar fio dental de difícil alcance na parte posterior da boca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial