Rinoplastia o que Posso Fazer no Pós Operatório

Os pacientes que fazem cirurgia no nariz geralmente perguntam sobre o que fazer e o que não fazer durante o período de recuperação após a cirurgia. A seguir, é apresentada uma lista de prós e contras da recuperação da rinoplastia.

1- No dia da cirurgia e 4 horas após a cirurgia, você pode beber líquidos claros e alimentos muito macios. (Veja abaixo para saber mais sobre a dieta pós-operatória)

2- Descanse em casa (ou hotel) no dia da sua cirurgia. Mantenha a cabeça elevada usando dois ou mais travesseiros. O dia seguinte à sua cirurgia é permitido.

Você deve manter a cabeça elevada enquanto dorme após a rinoplastia. Um travesseiro grande também pode fazer o truque. Saiba quais são os melhores cirurgiões plastico de nariz do brasil

3- Comece a tomar os medicamentos prescritos pelo seu médico depois de recuperar a consciência total e seguir a sua programação de medicamentos (embora a maioria dos pacientes não precise de nenhum medicamento). O médico pode prescrever 500 mg de acetaminofeno que devem ser tomados a cada 4-6 horas para aliviar a dor pós-operatória. Não beba álcool durante esse período, pois ele interage com alguns medicamentos, incluindo o acetaminofeno, que é prejudicial aos seus rins.

4- No dia seguinte à sua cirurgia, remova o curativo sob o nariz (se houver) e lave dentro do nariz pelo menos 5 vezes por dia com a solução de lavagem e a seringa fornecidas e aplique pomada nas áreas suturadas 3 vezes um dia.

5- A drenagem serosa (aquosa) é normal por 48 horas após a cirurgia; portanto, não entre em pânico, pois a embalagem nasal pode ser substituída.

6- Nas primeiras 48 horas após a cirurgia, aplique uma compressa fria no nariz e nos olhos. Em seguida, use uma compressa quente por mais 48 horas (não pressione a compressa com muita força no nariz). *

Algumas pessoas podem experimentar vômitos ou, com menos probabilidade, vômitos com sangue. Não se preocupe; contacte o seu médico

8- Faça uma caminhada diária de 30 minutos a partir do dia 3 após a cirurgia.

9- Espirros podem afetar algumas pessoas após a cirurgia. Espirre com a boca aberta para não pressionar o nariz.

10- Visite o seu médico nos dias 5 a 7 após a cirurgia para remover o gesso nasal, a tala e as suturas. Certifique-se de tomar um banho antes de visitar a clínica, mas NÃO remova o elenco sozinho. Se, no entanto, o elenco for removido acidentalmente, não se preocupe e visite a clínica imediatamente.

11- Se você tiver um tampão no nariz, seu médico informará a hora da sua remoção.

12- Ao visitar a clínica para retirar os pontos leve um pouco de suco e chocolate.

13- Após a remoção do curativo, pode haver uma descoloração na pele do nariz, olhos e lábio superior. Nada para se preocupar, pois isso geralmente desaparece 2-3 semanas após a cirurgia.

14- Não dirigir por uma ou duas semanas após a cirurgia.

A nicotina retarda a cicatrização e aumenta o risco de complicações após a rinoplastia.

16- Inchaço e hematomas são comuns após cirurgia nasal. O inchaço diminuirá gradualmente durante o primeiro mês, até certo ponto, mas leva alguns meses para desaparecer completamente. O melhor remédio para o inchaço é a passagem do tempo. Os hematomas desaparecerão dentro de 2-3 semanas após a cirurgia.

17- Inchaço e hematomas sob os olhos também são efeitos colaterais comuns da rinoplastia que geralmente desaparecem nas primeiras 2-3 semanas após a cirurgia. Então não se preocupe.

18- Pare de tomar aspirina e ibuprofeno duas semanas antes da cirurgia ou duas semanas após a cirurgia. (Leia também ‘ dicas sobre o trabalho do nariz que você precisa conhecer antes da cirurgia nasal ‘).

19- Evite se exercitar por 1 mês. Após um mês, exercícios leves são permitidos. São permitidos exercícios de natação e esteira (o mergulho é proibido). Evite bola e entre em contato com esportes por 6 meses.

20- Use roupas confortáveis. Não use roupas de pulôver e camisetas e outras roupas que precisem ser puxadas sobre sua cabeça por duas semanas após a cirurgia.

21- É permitido lavar o cabelo em estilo de salão mesmo na primeira semana após a cirurgia, quando você tem uma tala no nariz; apenas verifique se a tala não fica molhada. Não lave o cabelo sozinho.

22- Tente evitar lavar o rosto durante a primeira semana, pois a tala pode ficar molhada; uma tala úmida causa erupção cutânea e infecção. Seque com um secador de cabelo, se estiver molhado. Corpo de lavagem é permitido.

Não use óculos por 3 meses após a cirurgia.

24- Evite relações sexuais por 10 dias após a cirurgia. Além disso, qualquer atividade de adrenalina (como masturbação) deve ser evitada durante as duas primeiras semanas, pois causa inflamação no nariz e, às vezes, sangramento.

25- Escove os dentes delicadamente e com uma escova macia por algum tempo após a cirurgia.

26- Evite longas conversas telefônicas e atividades sociais por 10 a 14 dias após a cirurgia.

27- Evite rir em voz alta e movimentos faciais extremos por uma semana.

28- Você pode sentir um certo grau de dormência (diminuição da sensação) na ponta do nariz e nos dentes da frente após a cirurgia, que desaparecerá após dois meses.

29- Evite expor à luz solar intensa por 6 meses. A luz solar causa inflamação no nariz.

30- Não faça nenhum julgamento sobre o resultado da cirurgia do nariz até pelo menos 6 meses após a cirurgia, pois leva tempo para que o inchaço desapareça a ponto de você poder ver os resultados; (leia ‘ quanto tempo leva para se recuperar de uma plástica no nariz? ‘). Demora pelo menos 12 a 18 meses para o nariz ter sua forma real. Às vezes, o processo de melhoria continua até 3 anos após a cirurgia.

31- Certifique-se de pedir ao seu médico para assinar para você um certificado ‘apto para voar’ para o seu voo de volta.

32- Em caso de emergência, entre em contato conosco. Cada uma das seguintes condições é considerada uma emergência:

  • Hemorragia nasal (diferente da secreção clara normal) *
  • Febre alta (acima de 38,5º Celsius)
  • Náusea e vômito persistentes
  • Diarréia
  • Tontura
  • Dor extrema no nariz
  • Falta de ar
  • Frequência cardíaca e respiração mais rápidas que o normal
  • Espinhas cegas penetrantes em seu corpo

* Uma compressa fria pode ser um saco de gelo caseiro ou bolsas de gelo à base de gel e bolsas de gelo instantâneas disponíveis em farmácias.

* O sangramento após a cirurgia nasal raramente acontece, mas, se ocorrer, pode ter causas diferentes. Se isso acontece 12 horas após a cirurgia, é geralmente devido ao aumento da pressão arterial, causada por dor ou náusea e vômito como resultado dos anestésicos. Para evitar sangramentos causados ​​por dor, analgésicos devem ser tomados. Para conter náuseas e vômitos, tome medicamentos antieméticos. Beber álcool aumenta o risco de sangramento porque o álcool dilata (aumenta) os vasos sanguíneos nasais.

Seguindo as dicas de recuperação do nariz acima, você terá uma recuperação rápida, sem grandes complicações e desconforto. Não deixe de entrar em contato conosco se tiver alguma dúvida sobre o tratamento pós-rinoplastia; nossos consultores estão sempre disponíveis para ajudá-lo até você se recuperar totalmente da cirurgia.

O QUE COMER E BEBER APÓS UMA CIRURGIA NO NARIZ?

dieta de recuperação de rinoplastia

Cerca de 4 horas após a cirurgia, você pode retomar sua dieta diária comendo alimentos macios.

Dia da cirurgia

  • No dia da cirurgia, beba líquidos como suco de frutas e água. Evite sucos ácidos, como suco de laranja, pois podem irritar seu estômago. Suco de manga ou abacaxi são boas escolhas. Além disso, sucos frescos e naturais são muito melhores e mais saudáveis ​​que os sucos concentrados.
  • Coma alimentos macios como canja de galinha, batata assada ou amassada ou vegetais cozidos.
  • Não coma alimentos sólidos.
  • Não coma alimentos que causam indigestão. Evite beber leite.
  • Alimentos que contêm grandes quantidades de fibra são bons para você, pois a fibra regula os movimentos intestinais.
  • Evite alimentos picantes e pimenta.

Primeira semana

tigelas de comida em purê

Após uma cirurgia no nariz, no Irã , você deve ficar de 5 a 7 dias no país e provavelmente ficará em um hotel. Durante esse período, a maioria dos pacientes para de comer corretamente por falta de apetite, medo de náusea e vômito, dieta para perda de peso ou preguiça de preparar alimentos e lavar frutas. Mas você deve ter em mente que seu corpo precisa de calorias para uma cura adequada. Desde a primeira semana após a rinoplastia é muito crucial para a sua recuperação, você precisa prestar muita atenção à sua dieta durante a primeira semana.

Peça a um amigo ou ao seu guia de viagem para comprar para você (ou levá-lo ao bazar para comprar) frutas, sucos e uma grande caixa de água mineral, pois você precisará beber bastante água durante esse período. Não beba bebidas alcoólicas, pois o álcool é uma substância diurética que aumenta a produção de urina, daí a perda de água no corpo, o que atrasa o processo de cicatrização. Não use canudos para beber, pois causa dor no nariz.

É recomendável que você prepare comida fresca para si mesmo enquanto estiver hospedado no hotel, mas se não estiver com vontade de cozinhar, compre comida enlatada (ferva-a por 20 minutos antes do consumo). Quanto menos você comer alimentos processados, melhor. Todos os hotéis que oferecemos aos nossos pacientes, no entanto, apresentam restaurantes que oferecem vários alimentos que podem ser pedidos e entregues no seu quarto.

Não há limitações alimentares significativas para você a partir do segundo dia após a cirurgia. Apenas não coma alimentos quentes e condimentados e tente evitar alimentos resistentes e que requeiram mordidas e mastigação, como maçãs, cenouras, sanduíches, etc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial