Rinoplastia: Pós Operatório

Uma das maiores inquietações de a pessoa fará uma rinoplastia refere-se ao tempo de recuperação pós cirurgia. Por ser um procedimento muito invasivo, em que o cirurgião plástico, por vezes, precisa fraturar o osso nasal para reconstruí-lo de forma mais de harmonia edemas ou inchaços fazem parte da reconquista e do processo de cicatrização, e isso pode levar um determinado tempo para melhorar.

Após uma semana da cirurgia plástica, o resultado na rinoplastia passa a ser mais visível, sendo que há algumas situações em que o tempo estimado para que o nariz desinche por completo pode chegar a quase um ano. Após esse período é que será possível ver o resultado do procedimento.  Vale de frisar que, o tempo de cicatrização é determinada de cada organismo, sendo que uns se recuperam de forma muito mais rápida outros, mais lenta. Saiba tudo sobre a rinoplastia

Logo, estabelecer um tempo exato para que o edema suma é muito mais complexo do que se imagina. Pesquisa divulgada na revista Plastic and Reconstructive Surgery (PRS), em 2016, e feita por médicos e pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados, analisou por meio de imagens 3D e mensuração volumétrica, o tempo para que o inchaço após a cirurgia plástica no nariz desapareça.

Nesse estudo, feito com 40 pacientes que foram submetidos a rinoplastia aberta — método em que a pele é puxada e o cirurgião tem visão integral dos ossos —, foi constado que, por volta de dois terços do edema, se resolve no primeiro mês. Outros 95% do inchaço somem após seis meses da cirurgia e 97,5% após um ano.  Os dados foram publicados no site da Sociedade no Brasil de Cirurgia Plástica (SBCP), regional de São Paulo.



Cuidados pós-operatório



Para que o edema ou inchaço reduzida aos poucos, é necessário que o paciente siga à risca todas as orientações do cirurgião plástico após a rinoplastia. Repouso na primeira semana pós cirurgia plástica fará com que o paciente Procure não movimentos bruscos, e por consequêntemente sofra algum impacto no período.

Como já enunciado a cirurgia é muito invasiva, pois o nariz é reconstruído na forma desejada. Desta forma, é necessário que o organismo do paciente faça o processo de cicatrização, para que o resultado do procedimento fique evidente. Em primeiro momento, pode até aparecer que o nariz está maior do que antes e até mesmo torto, mas isso é natural já que o processo de cicatrização é feito em um ciclo, sendo ele:

Até 28 dias: diminuição do edema inicial;

Até seis meses: retorno da drenagem normal do nariz.

De sete a dez dias: cicatrização dos cortes;


O uso da tala e de curativos no primeiro mês forçam o organismo a se adaptar ao novo formato, sendo que o inchaço pode ficar muito mais evidente quando esse curativa é retirado. Isso não significa que a cirurgia deu profundamente errado e sim, que o organismo está se regenerando. Imagine uma rinoplastia em que a ponta do nariz foi modificado Estamos falando de cartilagem, e o tempo para que ela se torne rígida Outra vez é maior, logo, inchaço na ponta vai ser natural durante um bom tempo.



Tempo médio de inchaço após rinoplastia e cicatrização



Com base no tempo médio em que o corpo demora para se regenerar, ou seja, cicatrizar, a estimativa é que o inchaço após a cirurgia demore até doze meses para se tornar imperceptível. Desta forma, o edema profundo dura cerca de trinta dias e sucessivamente se tornará um edema moderado, que demandará de dois até três meses para restauração O edema residual, ou aquele que fica na parte interna do nariz, pode demandar de quatro até doze meses para se regeneração por completo.

Assim, como em qualquer cirurgia plástica, na rinoplastia o resultado do procedimento pode demorar a aparecer por completo. É recomendado em caso de incertezas se relacionar com o cirurgião e quando identificar qualquer desequilíbrio faça uma consulta para que o mesmo faça uma avaliação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *