Quanto tempo leva para se recuperar de uma cirurgia plástica no nariz (rinoplastia)?

Recuperando-se de Rinoplastia

Você provavelmente ficará empolgado, se não ansioso, ao ver seu novo nariz, mas a paciência é essencial após a rinoplastia. Os resultados completos não são imediatos e podem levar até um ano para serem totalmente evidentes.

Você pode não conseguir respirar pelo nariz durante as primeiras 24 horas devido a inchaço ou lacrimejamento nasal (se usado). Pode haver algum desconforto, que geralmente pode ser controlado com remédios para dor. A maioria das pessoas submetidas a rinoplastia pode parar a medicação para dor após 48 horas. Algumas pessoas podem ter uma dor de estômago após a cirurgia; medicação anti-náusea pode ser útil.

Você pode sofrer um sangramento limitado durante os primeiros dias de sua recuperação da rinoplastia. O cirurgião também pode pedir para aplicar uma compressa fria no nariz para reduzir o inchaço e elevar a cabeça nas primeiras 24 horas. É importante evitar qualquer trauma no nariz durante a primeira semana após a cirurgia. Não é permitido assoar o nariz após a rinoplastia. Isso pode ser difícil, pois você pode se sentir abafado. Descongestionantes podem ajudar.

Por volta do sétimo dia, o curativo ou a tala sera removida. Seu nariz ainda estará inchado, mas após duas semanas, grande parte do inchaço terá diminuído. Nesse ponto, todas as compressas nasais, talas e outros curativos pós-cirúrgicos devem ser removidos. Uma tala pode ser colocada sobre a parte externa do nariz para protegê-lo e ajudá-lo a manter sua nova forma durante o processo de cicatrização. O cirurgião também pode colocar uma tala mais macia dentro do nariz para evitar cicatrizes.

Um mês após a cirurgia, sua recuperação estará aproximadamente 85% e o inchaço terá diminuído na mesma proporção. O inchaço restante pode levar até um ano para diminuir. Por esse motivo, você deve esperar pelo menos um ano antes de se submeter à rinoplastia de revisão.

Como é feito a cirurgia ou Procedimento de Rinoplastia?

A maioria das rinoplastias é realizada em nível ambulatorial em um hospital ou sala cirúrgica. Exatamente quanto tempo leva o procedimento depende do tipo de rinoplastia que é realizada. Por exemplo, uma rinoplastia primária normalmente requer de uma a três horas na cirurgia, enquanto uma rinoplastia de revisão pode levar muito mais tempo. Uma rinoplastia de preenchimento pode levar apenas 15 minutos.

Etapas de uma cirurgia de Rinoplastia:

Anestesia. Seu cirurgião provavelmente recomendará anestesia local com alguma sedação ou anestesia geral para sua rinoplastia primária. Uma rinoplastia secundária pode envolver anestesia geral devido à complexidade do procedimento. Uma rinoplastia de preenchimento requer apenas anestesia local.

A incisão. A cirurgia do nariz é realizada usando um procedimento fechado (onde as incisões estão escondidas dentro do nariz) ou um procedimento aberto (onde é feita uma incisão na columela). O cirurgião levanta os tecidos moles que cobrem o nariz através dessas incisões. Isso fornece acesso para remodelar a estrutura do nariz.

A remodelação. Seu cirurgião pode reduzir ou aumentar as estruturas nasais com cartilagem enxertada de outras áreas do seu corpo. Esses pedaços de cartilagem podem vir do septo ou, ocasionalmente, do ouvido ou da cartilagem das costelas. Se o septo foi desviado, isso deve endireitá-lo. Além disso, quaisquer projeções dentro do nariz serão reduzidas para melhorar a respiração.

Fechando a incisão. Uma vez que a estrutura subjacente do nariz é esculpida, a pele e o tecido nasais são redesenhados e as incisões fechadas. Uma peça fundida ou tala também pode ser aplicada.

Talvez você tenha ficado infeliz com o seu nariz desde que se lembre, ou talvez esteja tendo dificuldade para respirar; de qualquer maneira, a rinoplastia ou a remodelagem do nariz podem ser uma opção para você.

A rinoplastia pode mudar muitas coisas no seu nariz, incluindo o tamanho do nariz (em relação ao rosto), a largura do nariz na ponte, o tamanho e a posição das narinas e o perfil do nariz (diminuindo o tamanho dos quadris, colisões ou depressões visíveis na ponte) ) Alguns cirurgiões plásticos são especializados em rinoplastia étnica, uma ótima opção para pessoas de diferentes etnias e origens que procuram uma mudança sutil no nariz.

A rinoplastia também pode remodelar a ponta nasal, melhorar a aparência de narinas grandes, largas ou viradas para cima e corrigir a assimetria nasal. Do ponto de vista funcional, a rinoplastia pode corrigir certas dificuldades respiratórias, como as devidas a um desvio de septo. A rinoplastia também é uma opção para certos defeitos congênitos e narizes que foram feridos em acidentes de carro ou esportes.

Rinoplastia ou Rinosseptoplastia qual a diferença?

A rinoplastia é um procedimento cirúrgico projetado para remodelar o nariz. Às vezes chamado de “Rinosseptoplastia“, ela pode ser feita para corrigir uma deformidade estrutural (como uma saliência ou um gancho), para melhorar sua aparência fazendo alterações sutis no tamanho e na forma do nariz ou para corrigir um problema funcional (como dificuldade em respirar devido a desvio de septo).

O septo é a parede entre as duas narinas. Composta de cartilagem e osso, divide a cavidade nasal em metades. O septo nasal ideal é reto, separando os lados esquerdo e direito do nariz em passagens de tamanho igual. Por outro lado, um desvio de septo ocorre quando o septo é desviado da linha mediana. Em casos graves, um desvio de septo pode causar dificuldade em respirar pelo nariz.

Você é um candidato para a rinoplastia?

A cirurgia do nariz é um dos procedimentos cosméticos cirúrgicos mais populares nos Estados Unidos e no Brasil. Se você tem consciência de seu nariz, pode ser um bom candidato. A rinoplastia reformula o nariz para fins estéticos e corretivos. Se o problema é defeito de nascimento, lesão ou alterações relacionadas à idade, a rinoplastia pode ajudar a fornecer equilíbrio e proporção ao nariz e ao rosto.

Preparando-se para a rinoplastia

Seu cirurgião provavelmente fornecerá uma lista de instruções antes de se submeter à rinoplastia. Em geral, não há como comer ou beber depois da meia-noite da noite anterior.

Se você fuma, deve sair antes da cirurgia no nariz. Seu cirurgião pode fornecer ferramentas para ajudá-lo a sair. Além de todos os outros efeitos negativos à saúde associados ao tabagismo, compromete gravemente o fluxo sanguíneo para a pele. Isso significa que há menos oxigênio para ajudar na cicatrização de feridas e pode ocorrer necrose (morte) da pele. Beber álcool durante a semana anterior à rinoplastia também é desencorajado, pois o álcool também pode prejudicar o processo de cicatrização.

Seu cirurgião também pode discutir a descontinuação de certos medicamentos nos dias ou semanas que antecederam sua rinoplastia. Por exemplo, medicamentos anti-inflamatórios não esteróides (AINEs), como o ibuprofeno, podem aumentar o risco de sangramento. Embora consideradas naturais, certas vitaminas e preparações à base de plantas, como vitamina E, gingko biloba, ácidos graxos ômega-3 e chá verde, também podem aumentar o risco de sangramento. Informe o seu cirurgião sobre tudo o que estiver tomando. Nunca pare de tomar qualquer medicamento sem antes discutir com o seu médico.

Alguns cirurgiões podem prescrever terapias homeopáticas antes da rinoplastia, como a arnica (uma erva que pode minimizar contusões). Alguns cirurgiões também prescrevem esteróides antes da rinoplastia para diminuir o inchaço inicial.

Riscos da rinoplastia

É importante entender os possíveis riscos da rinoplastia associados a esse procedimento. Certifique-se de trabalhar com um cirurgião plástico certificado pela placa que possui uma vasta experiência na realização de rinoplastia para ajudar a alcançar os melhores resultados possíveis.

Os riscos da rinoplastia incluem:

  • Infecção
  • Sangramento
  • Problemas respiratórios (obstrução nasal)
  • Insatisfação com resultados cosméticos
  • Cirurgias adicionais de retoque
  • Perfuração septal (um pequeno orifício no septo que causa turbulência que resulta em um apito quando uma pessoa fala ou canta)
  • Complicações anestésicas
  • Morte

Quais são os Tipos de rinoplastia

A rinoplastia é uma cirurgia plástica que remodela o nariz. Existem vários tipos de rinoplastia, incluindo dois tipos de rinoplastia primária (“aberta” e “fechada”), rinoplastia secundária e rinoplastia de preenchimento.

Rinoplastia aberta.  Para remodelar o nariz, as incisões são feitas na faixa vertical da pele que separa as narinas. Isso é chamado de columela. A pele e os tecidos moles são elevados das estruturas subjacentes do nariz para que o cirurgião possa ver a anatomia nasal.

Rinoplastia Fechada. Para uma remodelagem menor, muitos cirurgiões fazem incisões no nariz. A pele do nariz é então separada do osso e da cartilagem, que formam sua estrutura de suporte. Uma vez expostos, os ossos e cartilagens podem ser removidos, remodelados, aumentados ou reorganizados para obter a nova forma desejada.

Rinoplastia secundária.  Também chamada de rinoplastia de revisão, é realizada para corrigir problemas que persistem ou se desenvolvem após uma rinoplastia anterior. Embora os problemas possam ser pequenos e facilmente corrigidos, geralmente são graves, o que dificulta a rinoplastia secundária. A rinoplastia de revisão pode ser feita como um procedimento aberto ou fechado.

Rinoplastia de preenchimento.  Isso envolve o uso de preenchimentos injetáveis ​​para preencher depressões, suavizar ângulos agudos ou alterar o ângulo da ponta do nariz, restaurando a simetria e fazendo o nariz parecer menor e mais atraente. Em vez de remover uma protuberância, o cirurgião usaria uma carga injetável para nivelá-la. Os resultados não são permanentes. Alguns cirurgiões plásticos podem usar cargas injetáveis ​​de tecidos moles, como Juvederm, Restylane ou Radiesse, para atenuar as irregularidades no trabalho pós-nariz.

Rinoplastia étnica

A rinoplastia étnica é uma subespecialidade que se tornou cada vez mais popular entre afro-americanos, asiáticos e hispânicos nos últimos anos. É um procedimento único, com considerações igualmente únicas e algumas precauções especiais que devem ser entendidas antes da cirurgia.

Avaliando seu nariz

Uma avaliação com um cirurgião é o primeiro passo na sua decisão de se submeter a rinoplastia. Durante esta reunião, o cirurgião escolhido provavelmente tirará fotografias do seu nariz em vários ângulos. Ele ou ela também conversará com você sobre suas expectativas para garantir que sejam realistas.

Pode ser uma boa idéia trazer fotografias de narizes que sejam atraentes para você, para ajudar no diálogo sobre as expectativas e também para dar ao cirurgião uma idéia melhor do que você deseja com sua rinoplastia. Além disso, seu cirurgião pode mostrar fotos de outros pacientes com rinoplastia com nariz semelhante, o que pode ajudá-lo a entender melhor os resultados prováveis. Muitos cirurgiões oferecem sofisticadas imagens de computador em 3D e até em 4-D para mostrar como o nariz cuidará da rinoplastia.

Se você está fazendo rinoplastia, também pode ser necessário considerar outros procedimentos faciais para obter equilíbrio e proporção. Por exemplo, o aumento do queixo geralmente é realizado com rinoplastia.

Consulte um Cirurgião Plástico Qualificado

Antes de decidir sobre a rinoplastia, não deixe de discutir as opções de tratamento com um cirurgião plástico certificado . 

Saiba Mais:

Rinoplastia o que Posso Fazer no Pós Operatório

Como diminuir edema pós rinoplastia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial